Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Festival literário espanhol de Segóvia inspira-se em Rio de Onor

 Rio de Onor, aldeia do concelho de Bragança, é fonte de inspiração para o Hay Festival Segóvia, em Espanha, um encontro literário internacional que acontece em Setembro


Representantes políticos e turísticos e jornalistas foram até à localidade transfronteiriça perceber as suas tradições e costumes. A directora do festival, Maria Sheila Cremaschi, mostrou-se encantada com a localidade que diz ser mágica e de onde leva muitas ideias:

“Representa parte do conceito do que é o festival, o mundo rural, a sustentabilidade e a natureza. Nada é mais concreto e mais exacto do que este maravilhoso lugar”, apontou

O objectivo da visita é também que a essência de Rio de Onor seja depois dada a conhecer aos visitantes do festival, atraindo turistas à aldeia transfronteiriça. O presidente da União das Freguesias Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, realçou a importância da visita, mas admite que é preciso mais cooperação entre Portugal e Espanha.

“Continuarmos com a cooperação, que tem sido pouca. Consideramos que esta actividade é de extrema importância, quer para a divulgação, história e cultura deste povo, quer para o país. Se não houver o apoio político, se os políticos não vierem ao terreno perceber as nossas preocupações, falar de cooperação transfronteiriça é perder tempo”, criticou.

Trazer espanhóis até ao nordeste transmontano é agora mais fácil com o AVE, que chega até Puebla de Sanabria, mas depois é preciso apanhar outro meio de transporte até à região. A directora do Turismo de Portugal em Espanha, Maria de Lurdes Vale, destacou a proximidade entre Madrid e Bragança, mas diz que é preciso ter melhores ligações. “Os espanhóis têm melhores ligações do que nós. Embora já exista comboio até Puebla de Sanabria, que está a 20 minutos daqui, não tem os horários que nós gostaríamos. Também é uma forma de mostrar que é preciso ter boas ligações para que as pessoas possam conhecer estes sítios maravilhosos que temos na raia”, frisou a directora do Turismo de Portugal em Espanha.

O embaixador de Portugal em Espanha também marcou presença. João Mira-Gomes referiu que a visita a Rio de Onor é prova do trabalho transfronteiriço que está a ser desenvolvido.

“Esta visita significa um exemplo muito concreto do que se está a fazer no âmbito da estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço, que é dar vida a aldeias da raia”, sublinhou.

O Hay Festival Segóvia, em Espanha, acontece de 15 a 18 de Setembro, com um dia específico dedicado a Portugal. Vai contar com a presença da artista Joana Vasconcelos e ainda vão ser recitados poemas de escritores como Florbela Espanca e Miguel Torga. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário