Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Monsenhor Adelino Paes vai dar nome ao novo equipamento da Fundação Betânia

 A obra teve início há mais de uma década e está finalmente concluída. Alguns quartos já estão devidamente mobilados, assim como o refeitório, garantindo todas as condições necessárias para a sua entrada em funcionamento.


Estão concluídas as tão desejadas obras da Casa Monsenhor Adelino Paes, o novo equipamento da Fundação Betânia, Centro Apostólico de Acolhimento e Formação, em Bragança.

Moderno e muito funcional, o Centro de Acolhimento para Pessoas Idosas, possui todas as condições de conforto para garantir aos utentes um envelhecimento digno. Dispõe de 28 camas, divididas por quartos duplos, individuais e suites.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado final. É um projeto que aguardou anos, mas finalmente está concluído, com todas e as melhores condições para cumprir a nossa missão: acolher e cuidar com máximo conforto e segurança as pessoas idosas que de nós necessitem” adianta a diretora da Fundação Betânia, Paula Pimentel.

A obra teve início há mais de uma década e está finalmente concluída. Alguns quartos já estão devidamente mobilados, assim como o refeitório, garantindo todas as condições necessárias para a sua entrada em funcionamento.

“No entanto, para conseguimos abrir a totalidade do equipamento e satisfazer as enormes necessidades que existem na nossa região, ainda falta parte do recheio e mobiliário, para equiparmos todos os quartos, nomeadamente camas articuladas, colchões anti escaras e têxteis para cama e banho” acrescenta a responsável.

A Fundação Betânia é uma instituição particular sem fins lucrativos, no concelho de Bragança, que luta diariamente para satisfazer todos os compromissos e garantir que nada falta aos utentes. Estes dois anos de pandemia, com as exigências sanitárias e o necessário reforço de pessoal, deixaram a Fundação numa situação financeira difícil.

A construção do Centro de Acolhimento para Pessoas Idosas não foi comparticipada com financeiro estatal; o mobiliário e o recheio não têm qualquer apoio, pelo que terá de ser a IPSS a suportar todo o investimento. “Por essa razão estamos a equipar o espaço aos poucos”, justifica. “Aliás, foi a falta de recursos financeiros para equipar o novo e harmonioso espaço que impediu a Betânia de abrir portas mais cedo”, acrescenta.

Estão abertas as candidaturas para a admissão de utentes. O novo equipamento vai, para já, funcionar como uma unidade privada, uma vez que ainda não existe protocolo com o Instituto de Segurança Social para comparticipação.

Paula Pimentel insiste que o espaço tem um cariz social e que “serão recebidos com o mesmo carinho e tratados com a mesma dedicação, utentes com mais ou menos recursos económicos”.

Dado o envelhecimento da população no nosso território, cada dia acentua mais a procura de respostas. A Betânia tem constatado sempre essa procura e, nesse sentido, criou esta nova estrutura residencial, desejando a sua abertura e assim poder estar, em pleno, ao serviço das famílias e da comunidade.

Este Centro de Acolhimento vai receber o nome de Casa Monsenhor Adelino, em reconhecida homenagem, total entrega, dedicação e humanismo cristão que conseguiu incutir nos serviços prestados pela Fundação Betânia, iniciada pelo Cónego Aníbal Folgado, na Diocese de Bragança-Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário