Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de junho de 2022

Teresa Ferreira apresenta dois livros na Casa de Trás-os-Montes

 A escritora e poetisa Teresa Ferreira, apresenta “Minha Terra, Meu Lar” e “Há Dias Felizes” dois livros de poesia dedicados à região transmontana.


A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) em Lisboa, foi o local escolhido pela escritora e poetisa transmontana, para a apresentação dos seus dois livros “Minha Terra, Meu Lar” e “Há Dias Felizes”. 

Um projeto que pretende divulgar através de poemas e fotografias sobre a região transmontana, “estes livros são um projeto que não tem fim a nível número de obras que vão ser publicadas, o meu objetivo é usar a poesia como tapete de flores, para divulgar a região de Trás-os-Montes”, refere.

Foi entre o interior norte e o mar de Oeiras, que a autora se inspirou para criar os poemas que retratam a região transmontana, repleta de tradições, costumes e cultura, associados a narrativas fotográficas únicas. Sempre “como base levar poesia e cultura às pessoas”, a autora reforça a ideia de que “este projeto não se esgota, porque há muito que mostrar em Trás-os-Montes”.

Natural de Torre de Dona Chama, estudou em Mirandela e Bragança, frequentou a faculdade em Lisboa onde se licenciou e reside. Atualmente exerce funções como Técnica Superior Especialista em Estatística no INE (Instituto Nacional de Estatística). Com uma paixão pela terra que a viu nascer, Teresa Ferreira relembra que, ainda hoje sente a mesma “magia” quando está por terras transmontanas: “a terra tem um apelo enorme, quando lá vou pareço uma criança, vou para os montes, subo fragas à procura de património cultural, gosto muito de arqueologia, procurar, estudar e identificar”.

A apresentação contou com a presença do Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr-º Hirondino Isaías, pela vogal do Pelouro da Cultura, Dr.ª Elsa Moreira, Dr.º António Cangueiro e alguns amigos da autora. Ainda houve espaço para um momento musical com leitura de poemas de Elsa Bidarra e Paulo Pinto.

Atualmente a autora tem nove livros editados, um romance, quatro contos sendo um infantil e quatro livros de poesia.

Bruno Taveira

Sem comentários:

Enviar um comentário