Para colmatar essa ausência de resposta são as câmaras que as criam. Acontece no concelho de Miranda do Douro, onde havia duas ofertas privadas de ATL, mas que fecharam nos últimos anos. Neste momento, a única oferta que há é a da câmara municipal, que abriu ATL na cidade e ainda em Sendim. Segundo o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, este ano estão mais de 100 crianças inscritas e é disponibilizado transporte.
“ Nós temos dois grupos de crianças dos 3 aos 6 anos e dos 6 aos 10. A câmara disponibiliza 35 a 40 funcionários. Em Palaçoulo, este ano, não abrimos ATL porque eram muito poucos. Mas transportamo-los para Sendim, temos uma parceria com os Bombeiros Voluntários de Sendim”, disse.
As actividades vão decorrer durante o mês de Julho. Em Agosto será apenas para crianças que não têm com quem ficar. Mas, e se não fosse a oferta da câmara?
“Se não fosse a câmara os pais não tinham onde deixar as crianças. Não há ATL privado em Miranda, o que é um problema para nós câmara, porque temos que despender muito mais funcionários”, referiu o vice-presidente.
Por outro lado, em Mirandela, o município não disponibiliza ATL para o Verão porque considera que a oferta no privado é suficiente. Uma das instituições que recebe crianças do concelho é a Instituição Particular de Solidariedade Social Salesianos. De acordo com o coordenador educativo, Hugo Fidalgo, este ano há mais crianças inscritas.
“Arrancámos agora com 114 crianças. Em Agosto, temos uma baixa significativa, mas temos já inscrições para cerca de 90 miúdos. Este ano, em relação ao ano passado tivemos muito mais gente. O ano passado não conseguíamos encher dois autocarros e agora temos três e um suporte de uma carrinha”, Hugo Fidalgo.
Já por parte da autarquia de Mirandela, são organizadas actividades pontuais, como o programa “Olá Férias”, destinado a crianças dos 1.º e 2.º ciclos, “Canoagem para Todos”, disponível para os que têm mais de 6 anos, e o “Verão Jovem”, que engloba jovens dos 14 aos 17 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário