A antiga escola primária vai ser utilizada para a realização de formações básicas de tecnologia, mas também projectos de inovação para empresas. O objectivo é desenvolver a região e atrair postos de trabalho.
“Permitir ao jovens, aos empresários e todas as entidades locais fazerem formação, poderem juntar sinergias no desenvolvimento da região e também podemos criar aqui postos de trabalho. O objectivo é juntar a região todos para preparar as pessoas e entidades com conhecimentos tecnológicos” explicou o coordenador do centro, Filipe Machado.
O centro vai abranger a região de Terras de Trás-os-Montes e é dedicado a qualquer pessoa que esteja interessada em aprender mais na área das tecnologias.
“Logo que possível vamos avançar com formação pós-laboral e vamos cobrir todas as idades”, acrescentou.
A vila transmontana foi a escolhida para acolher este projecto. Embora esteja localizada no interior do interior, vem mostrar que é possível trabalhar a partir dali para todo o país.
“Se há áreas em que pode ser a partir de Sendim são estas áreas da inteligência artificial, do big data, porque as pessoas podem trabalhar a partir daqui para qualquer empresa do mundo. Vemos que, cada vez mais, nos parques de ciência e tecnologia, nas incubadoras, de Norte a Sul do país, no interior, temos empresa desta área tecnológica e isto é uma oportunidade para os territórios do interior, que temos que aproveita”, salientou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
O Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes é uma parceria entre a Associação Portuguesa de Business Intelligence e o município de Miranda do Douro. A presidente da câmara, Helena Barril, realçou a importância do projecto para os territórios do interior e acredita que quando for melhorada a cobertura de rede haverá mais investimento na região.
O Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes fica nas instalações da antiga escola primária de Sendim. Foi inaugurado no passado sábado. Há 15 empresas parceiras, entre elas a Microsoft.
Sem comentários:
Enviar um comentário