Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Mais de 200 mil pessoas já visitaram o Centro de Ciência Viva de Bragança nos últimos 15 anos

 O Centro de Ciência Viva de Bragança soprou ontem as velas do seu décimo quinto aniversário.

Ao longo destes anos já recebeu mais de 200 mil visitantes, recebeu 15 mostras itinerantes e temporárias e até reproduziu três exposições. A directora, Ivone Fachada, destacou a importância do centro no acesso à informação científica.

“Quando abriu em 2007, foi muito importante para a região porque permitiu que alunos, professores e mesmo a comunidade tivesse acesso a conteúdos e mesmo à cultura científica que de outa forma seria mais difícil. Achamos que fomos um polo agregador, entre a comunidade, os alunos, professores, os jovens, os adultos, que participam tantas vezes os nossos cafés de ciência”, afirmou.

Aproximar as crianças e jovens da ciência e descomplicar algumas noções científicas são uns dos objectivos do Centro de Ciência Viva.

“O nosso papel é mesmo desmistificar e depois temos muitos aliados. Temos uma actividade, todas as sextas-feiras, o encontro com o cientista, e vem um cientista e a ideia é falarem como se nós tivéssemos 5 anos. Falam de forma simples sem ser simplista, conseguem explicar muitas vezes a aplicabilidade e a importância da ciência”, refere.

Conhecer os planetas, saber mais sobre o corpo humano e conhecer as rochas são algumas das actividades que novos e graúdos podem experienciar de forma dinâmica e tecnológica. A robótica será uma grande aposta no próximo ano.

O Centro de Ciência Viva de Bragança está aberto de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 19h. Há 21 Centros de Ciência Viva no país. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário