Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Miranda do Douro: Caminhada deu a conhecer o potencial turístico da antiga linha ferroviária do Sabor

 No passado Domingo, dia 3 de julho, cerca de 170 pessoas participaram na II edição do passeio “L Carril de L Praino”, uma caminhada de 11,4 quilómetros pela ecopista do Sabor, entre as antigas estações ferroviárias de Duas Igrejas e Sendim, que deu a conhecer o potencial turístico e de lazer deste antiga linha de comboio.

O casal alemão, Carsten e Hanne, também participaram na II edição do passeio pela ecopista do Sabor, entre Duas Igrejas e Sendim.

Organizada pelo município de Miranda do Douro, o objetivo desta caminhada ao longo da antiga linha ferroviária é aproveitar o potencial turístico, de lazer e desportivo da ecopista do Sabor.

Ao início da manhã (8h00) de Domingo, os 170 caminhantes inscritos na II edição do “L Carril de L Praino” encontraram-se na antiga estação ferroviária de Duas Igrejas. Aí confirmaram a sua inscrição e receberam de oferta um boné e uma garrafa de água. Antes da partida, os participantes foram presenteados com a atuação dos pauliteiros de Duas Igrejas.

Entre os participantes inscritos na caminhada estavam a presidente do município, Helena Barril e o vice-presidente, Nuno Rodrigues.

“Cheguei a andar de comboio na antiga linha ferroviária do Sabor. E hoje, vim conhecer, a pé, a ecopista, para futuramente voltar a fazer este percurso de bicicleta” – Helena Barril.

A autarca adiantou que o município de Miranda do Douro está a trabalhar para oferecer às pessoas e em particular aos visitantes, várias opções para que possam explorar e conhecer melhor a ecopista do Sabor e toda a riqueza natural do concelho de Miranda do Douro.

Sobre a oportunidade de caminhar ao lado de crianças, jovens e adultos, Helena Barril destacou que atividades como o passeio “L Carril de L Praino” são uma oportunidade única de encontro entre as várias gerações.

Entre os participantes, estava também o casal alemão, Carsten e Hanne, que costumam visitar, anualmente, o concelho de Miranda do Douro.

No planalto mirandês, Carsten e Hanne apreciam sobretudo o silêncio, a oportunidade de caminhar na natureza e de contemplar os campos agrícolas e as aves.

Para melhor conhecer a região, o casal vindo de Dortmund, na Alemanha, sugeriu que o posto de turismo ofereça melhores mapas e haja a possibilidade de alugar bicicletas.

Pedro Cordeiro da empresa Douro Pula Canhada, que prestou acompanhamento no passeio “L Carril de L Praino”, disse que para valorizar a ecopista do Sabor, os municípios por onde passa a antiga linha ferroviária – Miranda do Douro, Mogadouro. Freixo de Espada à Cinta e Moncorvo – deveriam trabalhar juntos.

“A ecopista do Sabor pode ser a espinha dorsal, no turismo de caminhadas e cicloturismo, nos municípios do Douro Internacional. Mas para isso há que recuperar e transformar em ecopista, os 105 quilómetros, da antiga linha do Sabor. E há que recuperar também os antigos apeadeiros e estações, que estão ao abandono, e que poderiam servir de pontos de assistência e albergues para os caminhantes e cicloturistas”, sugeriu.

Os jovens Simão Gomes e Rui Branco, ambos residentes em Duas Igrejas, também participaram no passeio “L Carril de L Praino”. Visivelmente bem dispostos, informaram que a sua motivação para participar na caminhada pela ecopista do Sabor é o gosto pelo exercício físico e o convívio.

Por sua vez, Céu Ruano, acompanhada de familiares disse que o desporto e a vontade de participar foram as suas motivações.

Para a maioria dos participantes, o percurso de 11,4 quilómetros realizado em pleno planalto mirandês, fez-se com relativa facilidade e à hora prevista, às 12h00, os caminhantes começaram a chegar à estação de Sendim.

Aí chegados, os caminhantes foram recebidos com a música e a dança das Pauliteiras de Sendim e foi-lhes oferecido com um reconfortante e saboroso almoço-convívio, que concluiu a II edição do passeio “L Carril de l Praino”.

A II edição do passeio “L Carril de l Praino” decorreu no Domingo, dia 3 de julho.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário