Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 16 de julho de 2022

Os burros como aliados na Natureza

 É sempre gratificante ver projetos bonitos que valorizam os burros e reinventam novas funções para estes animais tão talentosos.


Uma parceria entre as organizações “Mujeres por Doñana' e 'El Burrito Feliz' fez de um grupo de burros, verdadeiros aliados da natureza. “Um dos projetos lançados por estas organizações consiste em substituir a aplicação de pesticidas nas vinhas e outras culturas pela ação dos burros que nelas pastam, comendo a erva que cresce entre as vinhas” - pode ler-se no jornal espanhol Información.

“Mujeres por Doñana” é um grupo de vinte ativistas que querem oferecer alternativas de trabalho baseadas na sustentabilidade e no bem-estar animal. Segundo a responsável pelo projeto, os resultados desta ação têm sido um sucesso porque para além dos benefícios que traz para a saúde pública, contribui também para um equilíbrio da biodiversidade, uma vez que já se sente o regresso de animais como ouriços, perdizes e lebres a estas terras livres de pesticidas.

Mas a ação dos burros não se fica por aqui. O mesmo grupo percorre, com a ajuda de ativistas da organização, as margens e as dunas de Doñana recolhendo plástico deixado nesta zona protegida. Para que o seu bem-estar seja respeitado, cada burro carrega, no máximo, 5kg de plástico de cada vez.

O mesmo grupo de 14 burros alarga agora a sua atividade à limpeza de erva seca nas florestas de Doñana, com o objetivo de prevenir os habituais incêndios de verão.

Saiba mais sobre este projeto em https://www.facebook.com/Mujeres-por-Do%C3%B1ana-103752465697328 ou em https://www.facebook.com/Asociacionelburritofeliz 

Sem comentários:

Enviar um comentário