Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Projeto Sentinelas já detetou cinco casos de ameaças para a fauna silvestre este ano em áreas protegidas

 O projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre da organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural já detetou e comunicou às autoridades competentes, só no primeiro semestre deste ano, cinco casos de ameaças para a fauna silvestre no distrito de Bragança e também na província limítrofe de Zamora, em Espanha.

Casal de milhafre-preto encontrado morto no ninho. Fotografia Palombar.

Os casos reportados envolveram suspeitas de envenenamento, colisão com linha elétrica e eventos de causa desconhecida e afetaram um total de oito indivíduos de cinco espécies diferentes: abutre-preto (Aegypius monachus), milhafre-real (Milvus milvus), milhafre-preto (Milvus migrans), grifo (Gyps fulvus) e raposa (Vulpes vulpes). As análises e investigações estão em curso para apurar as causas de morte dos animais.

Todas as espécies de avifauna afetadas estão protegidas legalmente e duas delas encontram-se ameaçadas de extinção, como é o caso do abutre-preto e do milhafre-real. O abutre-preto é também uma espécie prioritária de conservação a nível nacional.

Os casos reportados em Portugal ocorreram em territórios da Rede Nacional de Áreas Protegidas, especificamente nos Parques Naturais do Douro Internacional e de Montesinho, e em áreas classificadas da Rede Natura 2000, nomeadamente nas Zonas Especiais de Conservação e Zonas de Proteção Especial Douro Internacional e Vale do Águeda e Montesinho/Nogueira, ou nas suas imediações.

O projeto Sentinelas tem revelado um grande potencial para detetar ameaças para a fauna silvestre e tem contribuído de forma significativa para promover uma maior proteção da biodiversidade em Portugal. Adicionalmente, tem gerado informação relevante para garantir uma melhor e mais eficaz gestão da fauna protegida no território nacional.

O projeto Sentinelas, financiado pelo Fundo Ambiental, é desenvolvido em territórios da Rede Natura 2000 e da Rede Nacional de Áreas Protegidas e tem como parceira a Universidade de Oviedo, em Espanha.

Os principais objetivos deste projeto são: monitorizar, através da marcação com dispositivos GPS, espécies sentinelas de aves e mamíferos que são mais afetadas por diversas formas de perseguição ilegal, bem como por outro tipo de ameaças de origem antrópica; avaliar a vulnerabilidade das espécies de fauna silvestre ao uso ilegal de venenos e analisar as perceções sociais e os níveis de tolerância de diferentes grupos de interesse relativamente às espécies de fauna silvestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário