Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Seca pode levar ao corte de água à noite em alguns concelhos de Trás-os-Montes

 A maior preocupação incide nas barragens de Fontelonga (Carrazeda de Ansiães), Salgueiral (Torre de Moncorvo), Sambade (Alfândega da Fé), Valtorno-Mourão (Vila Flor) e Vila Chã (Alijó).


Em Carrazeda prepara-se uma operação de transporte de água desde o rio Tua.

A edição de hoje do Jornal de Notícias destaca que em Carrazeda de Ansiães está a ser ponderada a suspensão do abastecimento de água à população durante a noite e o aumento do segundo escalão do tarifário.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, que garante estar assegurada a água para consumo humano, tanto a norte como a sul.

Tal como já havíamos noticiado, a barragem da Fontelonga, em Carrazeda de Ansiães, só tem água até outubro e a Câmara está a preparar-se para reforçar com o transporte de água desde o rio Tua através de camiões-cisterna. Esta operação deve começar em agosto.

Entretanto, o presidente da Câmara, João Gonçalves, anuncia que vai ser construída uma nova adutora, que leva a água da albufeira da Fontelonga para a vila de Carrazeda, para acabar com ruturas permanentes e perda de imensa água:

“Assinei o contrato com a empresa que ganhou o concurso e estão reunidas as condições para começar em qualquer altura. A intervenção ronda os 500 mil euros e visa acabar com ruturas ao longo da estrada. Vamos tentar diminuir as perdas de água nessa conduta que sofre avarias todas as semanas.”

O cenário agrava-se de dia para dia, naquele que é o segundo ano hidrológico mais seco de sempre, só ultrapassado por 2004/05, na pior seca de que há registo.

A percentagem de água no solo em grande parte do nordeste transmontano está abaixo dos 10%, no cenário mais gravoso de todo o país, e as albufeiras estão à míngua.

A seca é uma das principais preocupações nesta altura, em Trás-os-Montes, e a vaga de calor que está a começar vai agravar ainda mais a situação.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário