quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Primeira atividade da Estação Náutica de Macedo ensinou participantes a conduzir barcos à vela

 Tratou-se de um workshop sobre vela ligeira, uma das modalidades que se pretende que se comece a praticar com frequência nas águas do Azibo, como explica Rodolfo Moreno, monitor do workshop e formador da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros:


“A temática deste workshop é vela ligeira, temos embarcações de classe olímpica, foram ensinadas as noções elementares de navegação, dando a perceber o efeito do vento sobre a embarcação e a vela, como direcioná-la, como emparelhar e colocá-la pronta a navegar.

É uma das modalidades que se podem praticar aqui, a par da canoagem, do remo e windsurf, mas a albufeira tem condições excelentes para a prática de vela.

A questão de competições oficiais acontecerem aqui terá de ser avaliada pela Federação Portuguesa de Vela, mas por nós teremos todo o interesse e estamos hoje a dar o primeiro passo.”

Arménio Marques é de Macedo de Cavaleiros e, para ele, os barcos à vela já não são uma novidade. Em tempos praticou, mas o facto de o ter deixado de fazer, fez com que esquecesse algumas noções, e por isso resolveu participar:

“Acho excelente, assim como as outras modalidades.

É interessante para mim, para os meus filhos e para toda a gente.”

Manuela Morais participou no workshop com a família. Vieram de Matosinhos mas têm raízes em Bragança, onde estão a passar férias.

Inscreveram-se para experimentar uma atividade diferente:

“Costumamos frequentar o Azibo e quando vimos a divulgação, não hesitámos em nos inscrever para experimentar e descobrir coisas novas. Gostamos sempre de ver estas iniciativas em Trás-os-Montes.

Nunca tinha tido experiência com barco a vela.

Estamos de férias e gostamos de fazer coisas diferentes.”

E em breve a Estação Náutica vai receber a primeira Regata Amadora do Azibo, como refere Rodolfo Moreno:

“Dia 24 de agosto temos a primeira Regata Amadora do Azibo cujo objetivo é colocar todo o tipo de embarcações a participar. É mobilizar o praticante náutico para vir para o plano de água.”

O workshop de vela ligeira contou com sete participantes, o máximo permitido para a atividade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário