Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Bragança é o segundo distrito a ter menor acesso gratuito a fruta e legumes na escola

 Bragança foi considerado o segundo distrito a ter menor acesso gratuito a fruta e legumes na escola, segundo o relatório de estudo feito pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) parceria com a equipa de investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).


Aumentar o consumo de frutas e legumes na infância é o principal objetivo da iniciativa escolar «Heróis da Fruta» lançada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e que no ano letivo passado verificou “um aumento de 15,8% de crianças a consumir fruta ou legumes diariamente na escola”, refere a associação em comunicado.

Segundo Raquel Martins, nutricionista e investigadora do ISAMB/FMUL, “Évora foi um dos distritos com maior percentagem de turmas com acesso gratuito a frutas e legumes na escola. Por outro lado, Bragança foi o segundo distrito a reportar ter menor acesso gratuito a fruta e legumes na escola e foi também o único distrito onde se registou um aumento de crianças a não consumir hortofrutícolas diariamente na escola, no final da intervenção”.

No que diz respeito à distribuição gratuita de frutas e legumes da escola no distrito de Bragança verificou-se que apenas 20% das turmas têm acesso à fruta.

A equipa de investigadores do ISAMB/FMUL analisou os efeitos da implementação do desafio escolar «Heróis da Fruta» no ano letivo anterior nos hábitos alimentares dos alunos e concluiu que, globalmente, após a participação neste projeto, a percentagem de alunos que não consumia diariamente fruta ou legumes na escola diminuiu de 19,6% para 6,9%.

Jornalista: Inês Carvalho
Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário