Este dia surgiu no âmbito da iniciativa “Vulture Awareness Days”, promovida pelo Birds of Prey Programme of the Endangered Wildlife Trust, na África do Sul, e pela Hawk Conservancy Trust, em Inglaterra, que decidiram trabalhar em conjunto para tornar esta ação num evento internacional e com abrangência global.
Atualmente, o Dia Internacional de Consciencialização sobre os Abutres tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para a conservação dos abutres e para a sua importância ecológica e destacar o trabalho fundamental desenvolvido por conservacionistas em todo o mundo em prol da preservação destas espécies.
As aves necrófagas são aquelas que têm a sua alimentação baseada em cadáveres de animais. Estas espécies cumprem uma função essencial e contribuem para o equilíbrio dos vários ecossistemas, visto que, ao consumirem animais mortos, eliminam, de forma rápida e eficaz, as carcaças desses animais no campo, evitando, assim, a propagação de doenças contagiosas e assegurando o bom funcionamento da rede trófica na Natureza.
Há jogos didáticos para brincar com os miúdos lá em casa e fazer nascer novos guardiões dos abutres!
Conservação dos abutres: projetos e ações da Palombar
Na Europa, só ocorrem quatro espécies de abutres: o grifo (Gyps fulvus), o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus) e o quebra-ossos (Gypaetus barbatus), este atualmente dado como extinto em Portugal. Nos últimos anos, tem sido igualmente registada a presença de mais uma espécie na Europa, o grifo-de-Rüppell (Gyps rueppellii), proveniente de África, que poderá ser mais uma espécie de abutre a ocorrer no território europeu. Em Portugal, todas as espécies de abutres estão legalmente protegidas. Saiba quais são os projetos e ações desenvolvidos pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural para promover a conservação deste grupo de avifauna.
ConnectNatura
O "ConnectNatura - Melhoria de Condições de Conectividade para a Fauna Silvestre entre áreas da Rede Natura 2000" é um projeto da Palombar que tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos).
Sentinelas
O "Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre" é um projeto da Palombar desenvolvido em parceria com a Universidade de Oviedo (Espanha). Este projeto, iniciado em 2019, está a criar uma rede robusta e alargada de monitorização de diversas formas de perseguição ilegal direcionadas a animais selvagens, bem como outro tipo de ameaças de origem humana, com o propósito de combater de forma mais eficaz esta problemática e aumentar o conhecimento nesta área, bem como otimizar a gestão e a conservação da biodiversidade. Os abutres são espécies-alvo.
Grupo Nordeste
O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável é constituído pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, pela APFNT - Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano e pela Palombar e pretende dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da Natureza à agricultura e à exploração florestal sustentável, promova o envolvimento das comunidades locais e dinamize o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs. No âmbito deste projeto, são desenvolvidas várias ações de conservação dos abutres no Nordeste Transmontano.
Life Rupis
O "Life Rupis – Conservação do britango (Neophron percnopterus) e da águia-perdigueira (Aquila fasciata) no vale do rio Douro" é um projeto de conservação transfronteiriço, já concluído. Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projeto Life Rupis contou com vários parceiros, entre os quais a Palombar.
Sem comentários:
Enviar um comentário