segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Novo método para educadoras de infância permite dar mais voz activa às crianças nas aprendizagens

 Há agora um novo método que pode ser aplicado nos jardins-de-infância para aumentar a comunicação das crianças e a sua participação no seu desenvolvimento


Trata-se do projecto Participa, que procura reforçar as atitudes e conhecimentos dos profissionais que trabalham com crianças. A coordenadora do projecto e professora no ISCTE, Cecília Aguiar, explicou que os docentes podem agora ter acesso a um curso online para aprender esta nova metodologia.

“Um curso online, onde disponibilizamos testemunhos, formação, recursos, exemplos de práticas, para que os profissionais se possam inspirar na promoção da participação das crianças. O outro instrumento é uma auto-avaliação para que possam perceber em que áreas de participação é que já estão a investir e em quais podem investir mais”, referiu.

O projecto foi apresentado, este sábado, no Instituto Politécnico de Bragança. De acordo com a coordenadora do Centro de Investigação e Educação Básica do IPB, Cristina Mesquita, este método vai permitir que a criança contribua para o seu processo de aprendizagem.

“Contribui para que os profissionais mudem e alterem as suas práticas relativamente à forma como organizam o espaço, dão voz às crianças, com lhe é permitido falar e participar, em vez de ser o modelo hierárquico de cima para baixo”, explicou.

A Cáritas de Bragança vai ser uma das instituições a pôr em prática o projecto. A directora, Cristina Figueiredo, diz que é importante as educadoras repensarem na forma como trabalham e entende que o método actual já está desactualizado.

“Vai mudar a forma como as educadoras estão habituadas a trabalhar. Vamos chamar mais a criança a participar, a envolve-la também, a ouvirmos as opiniões delas, os gostos, como é que gostariam de brincar. Espero ver crianças muito mais comunicadoras, perceber que também é preciso respeitar a vontade da criança, não impor sempre”, frisou.

O projecto Participa destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos. Os docentes podem agora adoptar este método que é facultativo. Foi dado a conhecer às instituições de Bragança este sábado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

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