segunda-feira, 24 de outubro de 2022

ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL (MATIZ) TEM NOVAS INSTALAÇÕES NA ANTIGA ESCOLA DE VILA NOVA DAS PATAS

 A Matiz - Associação para a Promoção da Saúde Mental – tem agora novas instalações na antiga escola primária de Vila Nova das Patas, na freguesia de Carvalhais, depois de ter estado durante alguns anos no Centro Cívico de Mirandela.


A inauguração da nova sede aconteceu, no passado sábado, e Sara Araújo, presidente da direção desta associação criada em 2017, entende que estão agora reunidas as condições ideais para a Matiz desenvolver o seu trabalho em prol da comunidade. “De facto, vimo-nos um pouco debilitados em termos de instalações durante algum tempo o que de certa forma foi um pequeno obstáculo para a concretização de algumas ações que tínhamos previsto, mas que hoje felizmente vimos ser supridas com este espaço novo bem próximo de Mirandela, numa comunidade simpática e que nos permite fazer o nosso trabalho na perfeição e que nos dá uma maior dignidade e reconhecimento ao trabalho da associação”, conta.

As instalações da antiga escola primária de Vila Nova das Patas foram cedidas pela junta de freguesia de Carvalhais. “A nossa prioridade era fazer o restauro de todas as escolas primárias, e surgiu esta ideia através do Município para ceder estas instalações à Matiz que acolhemos com muita satisfação porque pode ser uma mais-valia para o concelho em geral e para a freguesia em particular”, sustenta o presidente da junta, Nélson Teixeira.

Para a presidente do Município de Mirandela, esta “foi uma boa solução” para que a Matiz possa continuar a realizar um trabalho que Júlia Rodrigues classifica de “excelência”. A autarca sublinha a importância desta associação que é “fundamental na estratégia de saúde mental em todo o concelho”, conclui.

E para quem ainda não sabe qual é a missão da Matiz, que tem estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), desde 2018, Sara Araújo esclarece. 

“Dinamizamos de ações de prevenção e de sensibilização à comunidade e procuramos trazer para a comunidade os cuidados da saúde mental, porque infelizmente o nosso país ainda tem défices estruturais muito grande nestes domínios porque as respostas ainda estão muito vocacionadas para a intervenção na saúde, a contenção da doença, mas há muita gente com doença mental mais grave ou incapacitante, que depois vista contida a sua doença clinicamente e diagnóstico feito, ficam em casa, não têm acompanhamento nem respostas sociais vocacionadas para as suas situações, e nós temos a missão de fazer essa ponte”, conta.

A Matiz, Associação para a Promoção da Saúde Mental, tem agora novas instalações na antiga escola primária de Vila Nova das Patas, às portas de Mirandela.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário