Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

AUTARCA DE ABAMBRES INDIGNADO COM "FALTA DE RESPOSTA DO MUNICÍPIO" AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA DIÁRIO DO DEPÓSITO DE VALE DE JUNCAL

 JOSÉ CABANAS DIZ JÁ TER AVISADO O EXECUTIVO EM JULHO E ATÉ AGORA TUDO ESTÁ NA MESMA. ALEGA QUE A POPULAÇÃO ESTÁ “REVOLTADA”.


VITOR CORREIA, VEREADOR DA AUTARQUIA MIRANDELENSE, DIZ QUE A SITUAÇÃO FICOU A DEVER~SE Á FALTA DE EQUIPAMENTOS NO MERCADO, MAS GARANTE QUE A SITUAÇÃO “FICA RESOLVIDA NA PRÓXIMA SEMANA”.

O presidente da junta de freguesia de Abambres, no concelho de Mirandela, está preocupado com a falta de resposta do executivo do Município de Mirandela a um problema grave que afeta, há quase três meses, os habitantes da aldeia de Vale de Juncal, anexa daquela freguesia, e de Contins, da freguesia de Carvalhais.

José Cabanas revela que o depósito de água, que abastece aquelas duas aldeias, está “degradado” e provoca o desperdício de centenas de litros de água, diariamente. “Desde o mês de julho que há fugas diárias de água tratada que vai ter um custo para as populações”, refere o autarca. “Já foi dada a conhecer a situação ao Município, e até agora não conseguiram resolver o problema e a situação é lamentável porque estamos num tempo de seca extrema em que a autarquia andou a fazer campanhas de sensibilização para poupar água e o Município não consegue resolver a questão da poupança da água em Vale de Juncal porque todos os dias são desperdiçados centenas de litros de água tratada”, acrescenta.

José Cabanas diz ser ainda “menos compreensível” a demora na resolução deste problema quando “existe um depósito ao lado do que está degradado que o Município ainda não ligou, desde o início do Verão e que até agora ainda não foi ligado e que poderia passar por aí a resolução do problema”.

O autarca de Abambres afirma que a população “vê o desperdício de água todos os dias e muita gente até tem falta de água e está a ficar revoltada”, garante.

O vereador do Município de Mirandela, Vítor Correia, confirma este problema, justificando a demora da sua resolução com a falta de material no mercado. “Está lá um depósito que foi colocado nessa e em outras freguesias, para dar resposta a alguma falta de pressão e até de perda de água, no caso de Vale de Juncal, há uma rutura no cimo do tanque que temos tentado resolver não enchendo o tanque, dada a perda de água, mas ainda não foi feita a ligação porque foi necessário recorrer à aquisição de equipamentos que não estavam disponíveis no mercado, mas que felizmente já chegaram”, diz.

Pelo que Vítor Correia garante que a situação já foi desbloqueada e “nos próximos dias, nomeadamente na próxima semana estará concluída”.

Vítor Correia explica ainda que um depósito novo não será a solução definitiva porque mesmo assim, “a água poderia continuar a faltar porque ela não chega aos pontos mais altos da aldeias com pressão suficiente e estamos a pensar até numa outra solução, ou seja, em vez de o mesmo reservatório abastecer as populações de Vale de Juncal e Contins, sejam feitos por depósitos independentes em que Contins seja abastecida a partir de Mirandela e que o de Vale de Juncal venha a abastecer exclusivamente a população dessa aldeia”, acrescenta.

São as explicações da autarquia de Mirandela para o problema das fugas de água do depósito que abastece as aldeias de Vale de Juncal e de Contins que, segundo Vítor Correia, deve estar solucionado na próxima semana.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário