Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Autarquia de Macedo vai tomar posse do Núcleo de Salselas (Ecopark Azibo)

 A autarquia de Macedo de Cavaleiros vai tomar novamente posse do Núcleo de Salselas, designado como Ecopark Azibo, que é propriedade da câmara mas desde 2012 está concessionado à empresa Academia de Montanha Criativa, com sede no concelho de Boticas. O espaço é constituído por várias infraestruturas, entre elas casas para alojamento, bar, sala de convívio e um auditório.


A entidade ainda ocupou o espaço durante alguns anos, desenvolvendo atividades de natureza turística, de contacto com a natureza e desportos náuticos, mas atualmente não é utilizado.

Posto isto, a autarquia decidiu reaver o espaço, o que já foi deliberado em reunião de câmara, explica o vice-presidente, Rui Vilarinho:

“Já no mandato anterior tivemos várias reuniões com o concessionário, no sentido de solicitar esclarecimentos acerca do abandono daquele espaço, o que para nós é deprimente.

Fizemos um esforço, conjuntamente com todos os serviços, para que ele tivesse condições para fazer investimento, sendo que se não o fizesse teríamos de tratar do assunto de outra forma, tirando-lhe o espaço.

Já neste mandato foi notificado, passou o tempo legar e não respondeu. Por isso agora vai ter de entregar as chaves. Se não o fizer, iremos fazer uma posse administrativa.

A justificação que deram para não continuar a usar o espaço foi que não seria vantajoso financeiramente, estavam com dificuldades, o que nós compreendemos mas não permitiremos nem seremos passivos para que esta situação se protele no tempo, sendo que a cada dia que passa aquilo está a degradar-se mais.”

Depois de estar sob alçada da autarquia novamente, poderão ser vários os destinos a dar àquele espaço, o importante é que volte a ter dignidade, refere o vice-presidente:

“A degradação tem sido cada vez maior e temos de contrariar isso.

Estes são os passos normais e esperemos que aquele espaço volte a ter nobreza e dignidade.

Depois de estar na nossa posse, poder-se-ão fazer ali inúmeras situações como candidaturas ou concessão.

Enquanto estiver na posse de outros nem sequer temos autorização para entrar no espaço.

Se eventualmente a empresa entender que deve contestar, fá-lo-á, nós temos é que atuar desta forma.”

O contrato foi estabelecido em 2012 e estaria em vigor por 15 anos, até 2027, renovando-se de cinco em cinco anos.

Contactámos a empresa mas foi-nos dito que não iriam comentar, para já, a questão.

Foto: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário