Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

FAVORITAS 11

 A cegonha coçando a pulguinha com o tremendo chuço do bico. Passava-se isto em Grijó. Mas este ano já não se passou. O ninho está devoluto, porque as cegonhas resolveram bater asas e rumar a outras paragens, onde os lameiros ainda dêem cobras, lagartos, lesmas e, nos regos, alguma rã.


Era um casal, que lá se ia reproduzindo menos mal, e chegámos a ver quatro cegonhas no ninho. Mas isso foi nos bons tempos de fartura. Este ano, o casal ainda foi visto em Maio, mas depois desistiu de Grijó. É mais uma espécie que se vai.
O ano passado também já não vimos morcegos. Outra espécie que se foi. O bicho homem envenenou de tal maneira os campos, a poder de pesticidas e quejandos, que vai tornando a vida impossível para toda a criação, e qualquer dia para ele próprio, homem. 
Os meus arredores do paraíso estão a saque. E isto dá-me cá uma amargura que não queiram saber.

A. M. Pires Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário