Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Feira da Castanha está de regresso este fim de semana à aldeia de Corujas (Macedo de Cavaleiros)

 Este fim de semana, a aldeia de Corujas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, volta a receber a Feira da Castanha, que está de regresso depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia.


Um ano marcado pela acentuada quebra na castanha, à qual os produtores da aldeia também não escaparam, como refere o presidente da Junta de Freguesia de Corujas, Miguel Reis:

“Os agricultores esperam uma produção com uma quebra estimada à volta dos 80% , mas a qualidade da que há não foi afetada.

Na aldeia de Corujas a maioria da área cultivada é de soutos. Podemos dizer que toda a gente produz um pouco de castanha.

Embora os produtores de castanha já tenham alguns canais de escoamento, a feira é uma mais-valia para eles, pois podem criar novos mercados de negócio, dinamizar o produto e a aldeia.”

O certame vai já na sétima edição e conta com alguns pontos altos:

“Vamos ter o habitual concurso da castanha de variedade longal, ao qual só podem concorrer os habitantes da aldeia.

Vai haver exposição de máquinas agrícolas, mostra e venda de produtos regionais, nomeadamente a castanha, o fumeiro, licores, entre outros.

Durante os dois dias vamos ter animação musical com grupos regionais e na noite de sábado vamos ter um Dj para diversificar e cativar os mais jovens para este tipo de eventos.

Na manhã de domingo vamos ter um seminário sobre a fertilização dos soutos e vão ser também apresentados os dados sobre a evolução das largadas da vespa da galha.”

Para as edições futuras, já há algumas novidades pensadas para dinamizar o certame, dá a saber Miguel Reis:

“Futuramente vamos pensar em trabalhar juntamente com as panificadoras da região, nomeadamente do concelho de Macedo, para tentar criar algum produto à base de castanha e trazer alguns showcookings para decorrerem durante o certame.

Queremos dinamizar e dar outro tipo de dimensão à feira.”

A VII Feira da Castanha e outros produtos da terra de Corujas acontece durante os dois dias do fim de semana e vai contar com 18 expositores.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário