sábado, 5 de novembro de 2022

Fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros arrancam com castanhas à mesa

 Até abril, Macedo de Cavaleiros promove o que de melhor o território tem para pôr à mesa.


Começaram esta sexta-feira os fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros e a primeira proposta, que decorre até domingo, são castanhas.

Nos 15 restaurantes aderentes do concelho, quem for apreciador deste fruto seco terá à escolha pratos nos quais ele é introduzido.

Uma forma de promover a gastronomia e, ao mesmo tempo, atrair gente ao concelho, refere Antónia Morais, Coordenadora Executiva do Geopark Terras de Cavaleiros:

“Estes fins de semana gastronómicos são precisamente para evidenciar aquilo que temos de melhor em cada época e queremos que haja mais procura de turistas no território.

O verão, por si só, já é bom, portanto precisamos de encontrar mecanismos que, durante os meses mais baixos, possam fazer com que o território fique apelativo.”

E para fidelizar a clientela, para esta edição dos fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros, foi criado um passatempo:

“As pessoas fazem uma fotografia no restaurante com o prato principal e publicam nas redes sociais, com o hashtag #geoparkterrasdecavaleiros.

Depois, se fizerem pelo menos três publicações, têm de se dirigir ao geoparque e recebem uma surpresa.

Podem fazer nos fins de semana de novembro a abril.”

Até abril serão seis fins de semana temáticos nos restaurantes aderentes do concelho de Macedo de Cavaleiros. O objetivo é criar mais, também no verão. E aceitam-se sugestões:

“São os mesmos produtos do ano passado que ocupam aqui todo o outono, inverno e primavera.

O verão não está fora de equação, já temos até uma antropóloga, que trabalha connosco a recolher receitas antigas. No entanto, essa é uma estação menos rica do que as restantes, mas a nossa intenção é conseguir abranger o ano todo.

Ainda não descobrimos mais produtos identitários da nossa gastronomia. No entanto, se alguém entender que há pratos que se serviam em casa dos avós, por exemplo, dirijam-se à sede do geoparque e transmitam-nos isso, porque o que realmente queremos é descobrir receitas antigas e produtos que possam ser reabilitados, como foi o caso do azedo, que estava um pouco esquecido.”

“Castanhas Com…” inicia os fins de semana gastronómicos e decorre até domingo.

O próximo será dedicado ao Azedo, de 8 a 11 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário