Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EM BIOLOGIA DO SOLO

 A Revolução Verde trouxe consigo a ideia de que o solo é uma tela de pintura em branco onde podemos fazer aquilo que queremos; um substrato sem vida que deve ser lavrado continuamente e alimentado com produtos químicos para sustentar assim as plantas que o habitam. Este tipo de uso do solo produz perda das camadas mais superficiais e férteis, pela excessiva lavra dos terrenos, e promove, por outro lado, o desenvolvimento de alimentos de baixa qualidade, pobres nutricionalmente, cujos nutrientes não podem ser adicionados de forma química.


O solo é um sistema integrado onde há uma grande quantidade de complexos minerais e componentes orgânicos, onde existe um número significativo de organismos que formam parte de uma cadeia alimentar da qual as plantas fazem parte. Ao promover um solo saudável estamos a assegurar uma correta nutrição das plantas. Plantas bem nutridas serão menos propensas a pragas e doenças, e terão um teor maior de nutrientes, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável e adequada.

Nesta formação, Sílvia Floresta irá falar sobre a importância da criação e manutenção de solos saudáveis. Só compreendendo o seu funcionamento teremos as ferramentas para gerar ecossistemas mais produtivos e saudáveis, onde não são necessário o uso de químicos poluentes para a terra, para os alimentos e para o nosso organismo.

Durante a formação teremos oportunidade de aprender sobre as seguintes temáticas:

- Tipos de solo
- Biofertilizantes caseiros
- Paisagens rurais e urbanas
- Adubos verdes
- Acumuladores dinâmicos | Plantas auxiliares
- Vermicompostagem
- Compostagem caseira (fria)
- Compostagem termofilia (quente)

Conheça o programa e faça a sua inscrição.

Esperamos que este curso seja do seu interesse. Juntos podemos criar um mundo mais saudável e em simbiose com a natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário