Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Feira do Fumeiro de Vinhais regressa em Fevereiro com 70 produtores dos distritos de Bragança e Vila Real

 A Feira do Fumeiro de Vinhais vai voltar a realizar-se nos moldes habituais, depois de nas duas últimas edições ter acontecido apenas através da internet


A 43ª edição da feira realiza-se entre os dias 9 e 12 de Fevereiro. Este é um regresso muito esperado, mas que, segundo o presidente da câmara, Luís Fernandes, vai sair um pouco mais caro do que aquilo que era costume.

“O investimento será de cerca de 260 mil euros, porque infelizmente tudo está a aumentar, quer no aluguer das tendas, mesmo dos espectáculos, há aqui um aumento de 30 a 40 mil euros”, explicou.  

Por causa da conjuntura, o fumeiro vai vender-se mais caro. O quilo da chouriça custa 35 euros e o do salpicão 45. Em ambos, o quilo encareceu 5 euros. Ainda assim, “a procura tem sido muito superior à oferta”.

Como vários espanhóis têm pedido informações sobre a feira, esta vai ser apresentada hoje na Gudiña. E se já houvesse a ligação que o autarca reclama a esta localidade espanhola, a feira iria receber mais visitantes.

“Da estação do AVE da Gudiña a Madrid não chega a duas horas, portanto com certeza que era um factor para mais gente a visitar o concelho de Vinhais. Desde que abriu a estação do AVE já mais de 60 mil pessoas entraram e saíram na estação da Gudiña”, frisou.  

Os criadores dos porcos que dão origem ao tão afamado fumeiro têm sido ajudados pela câmara e pela Associação Nacional de Criadores de Raça Bísara. O mais recente apoio, segundo o coordenador-técnico da associação Pedro Fernandes, passa por dar leitões.

“Há duas valências, por um lado podem-se dar dois leitões para engordar àqueles que se comprometerem a vir à feira do fumeiro com os enchidos desses animais e, por outro, também estamos a fornecer casais para aqueles que querem iniciar a criação de porco bísaro. Até agora já distribuímos 50 leitões, mas estamos à espera que apareçam mais interessados”, disse.

Actualmente, há cerca de 5800 porcas reprodutoras, distribuídas por 150 explorações, em Trás-os-Montes, Minho, Beira Interior, Beira Litoral e Alentejo.

A feira conta 70 produtores de fumeiro certificado. Cerca de 20 são do concelho de Vinhais. Os restantes são de outros concelhos do distrito de Bragança, mas também de Vila Real, de Chaves e de Valpaços.

No total, a feira vai acolher cerca de 500 expositores.

João Pedro Pais e os DAMA são os artistas que sobem a palco nesta edição. Mas a feira conta ainda com outras iniciativas como as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro e o Concurso Nacional da Raça Bísara.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário