As 24H Agricultura Syngenta são um evento da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI.
Podem concorrer estudantes do ensino agrário (superior e técnico-profissional) de Portugal e Espanha. As equipas concorrentes devem ser compostas por 3 a 5 estudantes da mesma ou de diferentes instituições de ensino. São admitidos estudantes de licenciatura ou mestrado e no máximo três equipas do ensino profissional, maiores de 16 anos.
Os estudantes em competição vão realizar provas de campo e teóricas adquirindo conhecimento sobre boas práticas agrícolas essenciais para responder ao enorme desafio de produzir alimentos, usando menos recursos, praticando uma agricultura regenerativa. Trata-se de uma maratona de provas que dura literalmente 24 horas consecutivas, testando as competências técnicas e as soft skills dos participantes.
Espera-se que esta geração de estudantes das Ciências Agrárias venha a contribuir ativamente para a regeneração dos sistemas naturais através de diversos objetivos tais como a regeneração dos solos, aumento da biodiversidade, utilização inteligente dos recursos hídricos, promoção de sinergias com os ecossistemas e assegurar uma resiliência crescente das culturas, sem colocar em causa a competitividade das produções.
Várias centenas de estudantes de todo o país e até de Espanha orgulham-se de ostentar nos seus currículos a participação nesta competição formativa, criada em 2016 pela Associação Portuguesa de Horticultura, com o intuito de reforçar as competências dos futuros profissionais do setor agrícola. As edições anteriores decorreram em Lisboa (em 2016), Coimbra (em 2017), Ponte de Lima (em 2018), Faro (em 2019) e Santarém (em 2022).
Sem comentários:
Enviar um comentário