Nas terras frias de Trás-os-Montes mandava a tradição que, com a chegada do Carnaval, as mesas fossem postas com o tradicional butelo com casulas. Helena Cordeiro, natural de Algoso, no concelho de Vimioso, foi uma das expositoras que marcou presença no festival.
“O butelo é feito com aquelas carnes do porco, a costela, o espinhaço, o rabo de porco e depois é também a secagem. Não pode ser com qualquer lenha e depois é forma como também se cozinha”, explicou.
Já a expositora Mafalda Maio veio de Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, e não podia mostrar-se mais satisfeita com as vendas.
“Está a correr excepcionalmente bem, superou as minhas expectativas e está muita gente a comprar. Está a vender-se muito bem”, disse.
Entre os visitantes do Festival do Butelo e das Casulas era possível encontrar aqueles que vieram pela primeira vez, quer de vários pontos do país, quer da vizinha Espanha. Por outro lado, muitos eram repetentes naquelas andanças como é o caso da brigantina, Eliana Melro.
“Acho que está muito bem, tem muitos expositores, há muita gente. Qualquer evento é importante para a nossa cidade, que traga gente, que as pessoas venham aos restaurantes, provem a nossa comida típica, comprem os nossos produtos”, referiu.
No leque de 48 expositores, muitos deles aproveitaram a ocasião para escoarem outros produtos locais, nomeadamente o azeite, o mel, o vinho e até artesanato.
Este ano, a pedido dos produtores, o Festival foi alargado para cinco dias, ao contrário dos anos anteriores, que decorria apenas durante um fim-de-semana.
Para Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, o pedido de alargamento da duração do certame é um sinal claro do agrado dos vendedores.
Além do sucesso do evento em si, toda a riqueza gerada em torno do festival, nomeadamente na restauração e hotelaria, é um dos motivos para a autarquia continuar a apostar no Festival do Butelo e das Casulas.
“Seguramente milhares de pessoas vieram a Bragança neste fim-de-semana e é só verem o que acontece na hotelaria, que está completamente lotada, já há imenso tempo, e também na parte da restauração. Significa que há muita gente cá”, salientou.
Além do Festival do Butelo e das Casulas, a cidade de Bragança acolheu também o tradicional Carnaval dos Caretos. Unindo os dois, foram os ingredientes perfeitos para um fim-de-semana de sucesso para a capital de distrito.
Sem comentários:
Enviar um comentário