terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗻𝗼 𝗱𝗶𝗻𝗮𝗺𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗮𝗹𝗱𝗲𝗶𝗮𝘀

Cada uma das suas freguesias esconde, na sua interioridade, algumas das mais importantes e ricas características do nosso concelho. 
Desde os solos férteis, aos produtos agrícolas de qualidade superior, passando pelos edifícios históricos e, claro está, as suas gentes, motor resiliente de tudo o resto.


Ao ser confrontado com trabalhos como o que a Freguesia de Lagoa conseguiu, de forma eminente, com este vídeo, ficam bem claras todas aquelas particularidades.
Da mesma forma, fica também claro que exemplos como este deveriam ser seguidos, apoiados e adaptados de forma a que todas as freguesias, sem exceção, conseguissem promover aquilo que de melhor têm para oferecer.
Infelizmente, nem todas as juntas de freguesia são geridas por lideranças jovens, dinâmicas e com ideias de desenvolvimento a médio/longo prazo, sendo dotadas de maior qualificação e, consequentemente, maior domínio em algumas áreas.
Muitas delas são ainda geridas, se bem que da melhor forma que lhes é possível, por responsáveis com menos formação, essencialmente na área das novas tecnologias afectando, de forma não deliberada, o desenvolvimento das suas aldeias.
Neste sentido, é essencial e cabe aos executivos municipais e associações locais, como qualquer associação comercial, estimular e apoiar este percurso de dinamismo a todas as freguesias do concelho de forma a que todas, sem exceção, consigam mostrar o que têm de melhor, explorá-lo e providenciar aos seus produtores, de forma regulada mas simples, a possibilidade não só de produzir produtos sem igual, de valor acrescentado e geradores de riqueza, como de comercializá-lo, de forma legal, eficaz e benéfica.
Num concelho que perde população, dia após dia e, consequentemente, consumo interno, é impreterível que os olhos se voltem para o resto do país e do mundo, na busca de mercados de consumo para os produtos que só nós conseguimos produzir e cuja procura existe.
As melhores compotas, o melhor mel, os melhores queijos, o melhor azeite, o melhor pão, o melhor fumeiro, as melhores castanhas...tudo! Temos do melhor em cada um destes produtos! Só precisamos de aprender, de uma vez por todas, a valorizá-los e criar condições para que aqueles produtores consigam vendê-los e subsistir do que daí resulta e consequentemente, de forma unânime, levem a todo o mundo o nome do nosso concelho.
Este é um dos melhores investimentos que alguma vez poderemos fazer...
Parabéns à junta de freguesia de Lagoa e às suas gentes pelo trabalho desenvolvido.

Cláudio Trovisco

Sem comentários:

Enviar um comentário