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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Ligação de alta velocidade a Espanha pelo nordeste transmontano é a mais "benéfica" segundo Associação Vale D'Ouro

 Criar uma linha de alta velocidade que ligue Porto, Bragança, Zamora e Madrid é o mais vantajoso para o país. Foi isto que defendeu a Associação Vale D’Ouro, responsável pelo estudo, que foi entregue ao Governo, com o intuito de que seja integrado no Plano Nacional Ferroviário, este sábado em Miranda do Douro


Em cima da mesa está ainda a ligação a Espanha pelo centro do país, a partir de Aveiro. No entanto, Luís Almeida, da associação, explica que fazer a ligação pelo nordeste transmontano será mais benéfico para o país.

“Esta é melhor para o país porque nos permite ganhar tempos de viagem muito bons desde o Porto e necessariamente desde Lisboa, com a construção da linha Lisboa-Porto, é aquela que nos permite chegar à rede de alta velocidade a Espanha e entre a nossa fronteira e a rede do AVE estamos a 42 Km. No caso de Aveiro Salamanca soubemos que será desclassificado da rede transeuropeia principal o troço entre vilar formoso e Medina Del Campo, o que significa que temos 200 Km em que a velocidade vai ser apenas de 160 km/h, isso em termos de tempo de viagem não vai permitir ter a competitividade que uma linha nova totalmente feira e que só tem 40 Km em território espanhol pode oferecer ao país”, explicou.  

A ligação de alta velocidade transmontana custará 4,3 milhões de euros, um valor idêntico à ligação do centro do país. Para a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, não há dúvidas de que esta será a melhor opção.

“Mostrar a todos o quanto esta proposta é benéfica para nós, enquanto território de interior, mas também enquanto território do Norte. É uma grande aposta que tem todo o nosso apoio e estamos totalmente empenhados para que esta seja a proposta da linha ferroviária que siga em frente”, salientou.

O comboio é visto como uma ferramenta que contribuirá para o desenvolvimento dos territórios da região, que estão cada vez mais desertificados e envelhecidos. Mais do que ligar grandes centros urbanos, é importante que a linha tenha paragens nas pequenas cidades, promovendo dessa forma a coesão social, defendeu o docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ricardo Bento.

“Na ligação entre os grandes centros, lá no meio, com o mesmo canal, faça paragens regionais, sirva as comunidades intermédias, que não fiquem a vê-los passar e que garantam que eles podem também aceder a empregos, centros económicos mais desenvolvidos, à cultura, ao ensino superior de referência, à investigação, só se pode fazer isso não é com a linha, mas com os nós e isso é fundamental para a coesão social”, disse.

Presente na sessão de apresentação e discussão da proposta da Associação Vale D’Ouro esteve o alcaide de Alcanices, Espanha. Jesus Maria Lourenzo não tem dúvidas de que a ligação de alta velocidade por Trás-os-Montes será vantajosa para a sua terra, mas receia que o Governo espanhol não faça depois a sua parte.

“Seria de uma importância muito grande, porque nos deixaram a 1h15 do Porto e seria um canal para o turismo e seria importante as pessoas virem conhecer as nossas terras, que possamos criar industria, que possamos potenciar tudo. O governo espanhol não nos faz a auto-estrada, que é pedida há muito tempo, imagino que a ferrovia acontecerá o mesmo”, lamentou.

A Associação Vale D’Ouro apresentou em Miranda do Douro, este sábado, a ligação de alta velocidade Porto-Vila Real-Bragança-Zamora-Madrid, com passagem pelo Planalto Mirandês. A proposta vai estar em discussão pública até 28 de Fevereiro. Depois espera-se que o Governo a analise e a seleccione como a mais vantajosa para todo o país e a inclua no Plano Nacional Ferroviário. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

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