Foi criada por um grupo de pais, que defende que os bebés, crianças e jovens devem ser atendidos por um pediatra quando vão às urgências e não por médico de clínica geral. Ana Soares, uma das promotoras, admite que não estava à espera desta adesão. “Mostra que esta é uma questão que toda a comunidade sente como sua. A adesão foi extraordinária. Começámos a receber também feedback, de pessoas a contar-nos histórias. Neste momento, estamos também a recolher assinaturas em papel, de pessoas que tinham acesso tão facilitado a computadores. Isto prova que a criação de uma urgência pediátrica em Bragança é uma necessidade”.
Vão ser recolhidas mais assinaturas durante a próxima semana e depois será agendada a ida à Assembleia da República. Ana Soares acredita que o ministério da Saúde os vai ouvir. “Acho que todos nós, como cidadãos, podemos fazer a diferença. Esta petição não é contra ninguém. É a favor de todos nós. No distrito não há uma única urgência pediátrica”.
Confrontado com a petição, na sua vinda a Vinhais, no domingo, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, realçou que é preciso que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de igual forma e se a questão for recursos humanos, o assunto ficará resolvido. “O facto de o distrito ser um distrito com uma população relativamente escassa e dispersa não significa que as pessoas não tenham o mesmo direito de acesso ao SNS. O que me posso comprometer é que esse assunto será cuidadosamente estudado, pela ULS do Nordeste, direcção executiva do SNS e Ministério da Saúde. Se isso estiver ao nosso alcance, do ponto de vista dos recursos humanos, não tenho dúvida de que terá uma resposta positiva”.
Em Trás-os-Montes, a única urgência pediátrica que existe fica no hospital de Vila Real, a mais de 100 quilómetros de Bragança. Um grupo de pais criou uma petição, que está a circular nas redes sociais, para que o hospital de Bragança passe a ter também este serviço.
Sem comentários:
Enviar um comentário