Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de março de 2023

FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA REGRESSA COM MODO PRESENCIAL E ALARGADA À RUA PEDONAL E AO JARDIM DO MERCADO

 Já não acontecia desde março de 2020, devido à pandemia. Três anos depois, está de regresso em regime presencial, a Feira da Alheira de Mirandela para celebrar o famoso enchido de fumeiro, eleito, em 2011, como uma das sete maravilhas da gastronomia. Nos dois últimos anos, a data foi assinalada com um festival, em modo take-away, com os restaurantes do concelho a confecionar o prato de alheira por um preço simbólico.


Numa nota à imprensa, o Município, que organiza o certame em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Mirandela, dá conta que a principal novidade deste ano, que acontece de 10 a 12 de março, prende-se com a expansão da área da feira. “O centro da festa continuará a ser no Parque do Império, onde se concentrará a zona comercial, a restauração e os espetáculos. Na zona pedonal da Rua da República ficará a área do artesanato, enquanto nos jardins do Mercado Municipal se realizará uma Feira à Moda Antiga, com tabernas e muita animação”, adianta a autarquia.

A alheira de Mirandela é um produto IGP - Indicação Geográfica Protegida – atribuída pela União Europeia, em 2016, produzida à base de ingredientes como as carnes de porco e de aves, azeite e pão de trigo. 

É o principal centro das atenções desta feira que “vai contar com cerca de uma centena de expositores”, garante o Município. Para além de uma montra da Alheira de Mirandela, o certame “também dá ao público a possibilidade de interagir com o que de melhor se produz em Mirandela. A degustação de iguarias, a prova de vinhos, as sessões de show-coocking e o já habitual cartaz musical são algumas das razões que motivam a deslocação de milhares de visitantes, à cidade”, sublinha a organização.

Na animação musical, destaque para a presença do Grupo “Os Azeitonas” na noite do dia 11 de março.

Artigo escrito por Fernando Jorge Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário