quarta-feira, 1 de março de 2023

Produtos, tradições e cultura da região vão estar patentes na Bolsa de Turismo de Lisboa

 A maior feira de turismo do país começa hoje, em Lisboa, e as tradições, a cultura, os produtos endógenos, o artesanato e a beleza paisagística da região vão estar presentes


A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes já costuma participar, mas este ano vão ter um espaço próprio, com mais destaque. O secretário da CIM, Rui Caseiro, explicou que pretendem mostrar o que de melhor tem o nordeste transmontano.

“Vamos convidar os visitantes a sentarem-se à mesa connosco e sentar à mesa connosco é vivenciar experiências que dizem respeito às terras de Trás-os-Montes e assim podem estar em contacto com os produtos, as tradições. Vamos estar à mesa com o azeite, o vinho, o pão, o mel, o Parque Natural de Montesinho, a Capa de Honras, o PINTA, o Parque Biológico, as alheiras de Mirandela, a cereja, os pauliteiros, a língua mirandesa”, referiu.

A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes integra os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Miranda do Douro, Mirandela, Vinhais, Vila Flor e Vimioso.

A presença identitária da região na Bolsa de Turismo de Lisboa é mais uma estratégia para atrair visitantes, quer portugueses, quer estrangeiros ao território.

“É aqui que devemos fazer a promoção, porque a promoção em Lisboa não se faz só para o país, mas a feira também é internacional e sabemos que há vários agentes estrangeiros que vão estar na feira também para conhecer e descobrir destinos para novos visitantes, é isso que nós queremos, entrar nesse mercado”, disse.  

A empresa de Mirandela Portugal NTN também vai estar presente com programas turísticos que envolvem mais de 90 parceiros.

"São programas focados nas caminhadas e depois aos quais juntamos experiências essencialmente relacionadas com os produtos endógenos de cada um dos territórios onde operamos e depois tudo é estruturado em pacotes de diferentes dias, um, três, cinco, oito ou quinze dias, depois juntamos transporte, alojamentos e a restauração. Nos programas de um dia nós operamos no país todo, nos programas de mais de um dia é essencialmente em Trás-os-Montes e no Douro", explicou Domingos Pires. 

A Bolsa de Turismo de Lisboa começa hoje e termina no domingo, onde vão estar cerca de 1400 expositores.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário