Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Câmara de Vinhais dá incentivo a médicos para os fixar mas sindicato acredita que medida não terá resultados

 O executivo de Vinhais vai dar um apoio mensal aos médicos que trabalham no centro de saúde


A ideia é fixá-los e atrair até mais, mas medida pode não resolver a falta de clínicos no concelho.

Foi com o propósito de captar médicos para o concelho, assim como motivar a ficar os que já lá trabalham, que a câmara de Vinhais decidiu conceder um apoio financeiro mensal, de 200 euros, aos clínicos do centro de saúde.

O dirigente do Sindicato Independente dos Médicos – Delegação Norte assume que a medida “é boa”, segundo, mas não vai resolver o problema. Hugo Cadavez lamenta ainda que tenham que ser as câmaras a tomar estas medidas.

“Quando falamos de condições de trabalho e condições remuneratórias dos médicos de Família e depois essas condições não são atractivas para captar médicos. Claro que qualquer incentivo, nomeadamente por parte das câmaras, é bem-vindo, infelizmente entendemos que não é um incentivo que possa ter resultados práticos. É necessária uma revisão da grelha salarial da carreira médica, essa vai ser a medida mais importante”, afirmou.

Vera Lage é médica desde 2015. Trabalha, há um ano, no Centro de Saúde de Vinhais e está abrangida por esta medida que a câmara acaba de anunciar. Para a profissional de Medicina Geral e Familiar, que veio de Ermesinde, este tipo de incentivos ajudam a que os profissionais se fixem nestes pequenos meios.

“Qualquer medida que visa fixar os médicos no concelho de Vinhais é uma boa proposta. Face à inflação que se tem vindo a sentir, qualquer valor é bem-vindo. Acho que cabe um bocadinho às autarquias de ver as necessidades que há nos concelhos para tentarem fixar os profissionais”, referiu.

A única desvantagem é estar longe da família. De resto, trocar Ermesinde por Vinhais foi uma boa opção.

“Conseguimos ir com ele ao parque, conseguimos dedicar muito mais tempo à família”, frisou.

Num território onde não há, por vezes, respostas, é preciso criá-las. E foi por isso que surgiu este apoio, na esperança de dar frutos, realçou o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes.

“Havia médicos no centro de saúde que neste momento já não estão e essas vagas serão colocadas a concurso. Portanto, estes 200 euros poderão ser um factor mais atractivo para trazer mais médicos ao centro de saúde”.

Apesar da esperança de Luís Fernandes, que mais médicos venham para o território, o dirigente do Sindicato Independente dos Médicos – Delegação Norte pede a revisão da grelha salarial e aí sim, não faltarão médicos.

Em Portugal há outras câmaras que também dão apoios aos médicos para que se fixem e também com o objectivo de atrair mais clínicos. É o caso de Reguengos de Monsaraz, que dá mil euros de incentivo mensal e 250 de apoio à habitação aos médicos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário