Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Constantim: Festa de Nossa Senhora da Luz nos dias 29 e 30 de abril

 No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de abril vai realizar-se em Constantim, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, um evento religioso e comercial que decorre em plena fronteira e que junta habitualmente milhares de portugueses e espanhóis.


Este ano, a festa vai começar na tarde de sábado, dia 29 de abril, às 16h00, com a procissão de Constantim até à ermida de Nossa Senhora da Luz, que dista 2 quilómetros da aldeia.

Anualmente, esta procissão atrai a vinda de milhares de pessoas das localidades de Portugal e da vizinha Espanha.

Os vizinhos espanhóis da aldeia de Moveros, por exemplo, organizam todos os anos uma peregrinação para acompanhar a procissão de Constantim até à ermida, construída a 895 metros de altitude, em plena fronteira com Espanha.

Para muitas pessoas, participar na procissão e acompanhar Nossa Senhora até à capela da Luz é o ponto alto da festa. Vão para agradecer a Nossa Senhora as promessas e os benefícios recebidos.

Antigamente, os peregrinos de Nossa Senhora da Luz tinham por tradição oferecer produtos da terra como trigo, batatas e ramos enfeitados com doces, que eram leiloados no final da festa.

A romaria prossegue no Domingo de manhã e o destaque deste dia é a descarga de morteiros, que assinala a abertura da feira internacional, um certame que atrai a vinda de muitos portugueses e espanhóis.

Noutros tempos, esta romaria internacional, em Constantim, foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano.

No decorrer desta feira, os portugueses compravam habitualmente os cântaros espanhóis para guardar a água fresca no verão, assim como as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado).

Do lado espanhol, “nuestros hermanos” apreciavam sobretudo a carne de vitela e a qualidade do café em Portugal.

Outra peculiaridade da festa em honra de Nossa Senhora da Luz é a tradição das famílias merendarem nas imediações da capela, com o frango guisado, os fritos e o presunto cozido.

Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada por três casais da aldeia de Constantim, os chamados mordomos. A estes casais é confiada a manutenção da capela de Nossa Senhora da Luz, a limpeza do recinto, a montagem do palco para a realização da missa campal e a venda das lembranças nos dias da festa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário