Pensar no município de Macedo de Cavaleiros é pensar numa cidade premiada pela UNESCO três vezes. Os caretos de Podence, o Geoparque Terras de Cavaleiros e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica são três marcas identitárias do concelho e mostram a sua vasta riqueza natural e cultural. As distinções atribuídas pela UNESCO são apenas mais uma forma de reconhecer a riqueza patrimonial da localidade e, para além de contribuírem para o desenvolvimento do território e da economia local, nomeadamente através do aumento do número de visitantes e do aumento da oferta de atividades turísticas, acarretam consigo a responsabilidade de proteger, preservar e divulgar o património, assegurando-o para as gerações vindouras.
Caretos de Podence
Com origem no período pré-cristão e num continente europeu marcado pela ruralidade e com uma economia assente na agricultura, os etnógrafos pensam que estas manifestações eram usadas como ritual de apelo à fertilidade e à renovação dos ciclos da natureza, sendo por isso que elas acontecem no final do ano e no fim do inverno. Atualmente, o caráter erótico do comportamento dos Caretos de Podence, com as chocalhadas, enfatiza essa potencial ligação aos ritos da fertilidade e esse é sem dúvida um dos seus aspetos diferenciadores e que também se traduz na utilização dos chocalhos no traje do careto. Esta manifestação, associada ao famoso Entrudo da região, está preservada na Casa do Careto, uma instituição que tem em exposição objetos que contam a história dos Caretos de Podence e acolhe diversas atividades ao longo do ano, com especial destaque para o Entrudo. Ainda assim, a transmissão intergeracional continuará a ser uma questão preocupante, para a garantia da sobrevivência desta tradição, considerando que Podence tem uma população muito envelhecida e a sua capacidade de rejuvenescimento é diminuta. Por isso mesmo, espaços como a Casa do Careto e as atividades levadas a cabo pela autarquia junto das escolas, são de extrema importância para manter bem viva esta tradição.
Geoparque Terras de Cavaleiros
Pelos 700 km2 de área deste geoparque é possível observar testemunhos (materializados nas rochas) de vestígios de dois antigos continentes e de um oceano, anteriores ao último supercontinente Pangeia, sendo que algumas das rochas aqui presentes são exemplares únicos a nível mundial. Um património natural com uma beleza única e detentor de um património geológico de relevância internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário