Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Observatório no Parque de Montesinho continua sem sair do papel

 Continua na gaveta o projecto para a criação do Observatório de Montesinho Dionísio Gonçalves


A infra-estrutura ficaria no complexo de Lama Grande, depois de recuperado. Serviria para estudar as alterações climáticas. Mas até agora, o financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros necessários para as obras e compra de equipamento, nunca apareceu, de acordo com o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues.

“Recuperar aquelas instalações e criar ali um observatório para observação da terra e das alterações climáticas. A resolução previa a sua criação, mas não houve financiamento, que poderia ser misto entre diversas instituições, mas não houve condições de financiar essa infra-estrutura”, explicou.   

Em 2020, foram assinados os protocolos entre o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta, o Turismo de Portugal, o Centro de Investigação de Montanha do IPB e o Laboratório colaborativo Montanhas de Investigação. A intenção seria a partir desse ano arrancar com o projecto, que já está elaborado, mas nunca saiu do papel devido à falta de financiamento. Apenas foram atribuídas seis bolsas de estudo previstas também no protocolo.

“O que foi financiado foi outra componente, de bolsas de investigação. A FCT abriu um concurso para cerca de um milhão de euros de financiamento e esse sim foi executado”, referiu.

O complexo de Lama Grande, no Parque Natural de Montesinho, há anos que se vem a degradar. O objectivo seria recuperá-lo e criar um observatório em homenagem a Dionísio Gonçalves, antigo presidente do parque e também do IPB.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário