Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Seca preocupa autarca de Bragança que espera há meses por resposta do Governo para construção de barragens de regadio

 Nos últimos tempos a chuva tem sido pouca e apesar de as barragens estarem cheias, já se avizinham meses de seca, piores do que os do ano passado


O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, mostra-se preocupado com a situação e lamenta que não possam ser criadas mais barragens no concelho para armazenar mais água.

“O tempo que aí vem é um tempo difícil. Os concelhos de Bragança e Vinhais estão neste momento mais susceptíveis à seca do que qualquer outro concelho do país e isso preocupa-nos. Sabemos que a água é um bem essencial para a vida e não podemos, em circunstância nenhuma, ficar tranquilos percebendo que não há a possibilidade de termos mais recursos a esse nível, nomeadamente aqueles que nos permitem armazenar água em quantidade suficiente para aquilo que for necessário”, referiu.

A falta de água é um problema que afecta não só o abastecimento da população, mas também a economia, já que muita gente vive da agricultura. Há décadas que são reivindicadas barragens de regadio para as aldeias de Parada, de Calvelhe e de Rebordãos. Os projectos acabam sempre chumbados e a ministra da Agricultura comprometeu-se em ajudar o município, mas até agora nada.

“Com essa preocupação enorme fui falar com a senhora ministra para perceber o que estava acontecer, no sentido de nos informarem como proceder para haver aqui alguma correcção para uma posterior candidatura dessas mesmas barragens. A senhora ministra assumiu o compromisso de nos contactar e ficou essa responsabilidade no gabinete da senhora ministra no sentido de sermos contactados para podermos conjuntamente resolver essas questões. Ficámos a aguardar e estamos aguardar até hoje, porque não tivemos qualquer contacto”, disse.

Para já ainda não há aldeias do concelho de Bragança a serem abastecidas. Mas há localidades a serem monitorizadas por apresentarem valores “preocupantes”. O município também ainda não aplicou medidas de contingência, mas já está a elaborar um plano. Submeteu ainda uma candidatura para adquirir um camião-cisterna, mas não sabe se chegará a tempo do Verão.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário