Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Câmara de Bragança insurge-se contra "desclassificação" de museus e monumentos

 A Câmara de Bragança insurgiu-se contra a reorganização de monumentos e museus decidida pelo Governo e por não ter sido ouvida no processo que abrange dois equipamentos da cidade.


Em causa está a reorganização anunciada na semana passada pelo ministro da Cultura, que irá transferir o Museu Abade de Baçal de Bragança da tutela da Direção-geral do Património Cultural (DGPC) para o município de Bragança e deixar de fora da rede nacional a Domus Municipalis, “um monumento icónico do país” e único na Península Ibérica com o estatuto de Monumento Nacional.

"Nada disto foi trabalhado com o município de Bragança, transparecendo, mais uma vez, a excessiva litoralização das infraestruturas, continuando a denotar-se a tendência centralista com que o governo socialista tem olhado para o território", considera a autarquia social-democrata, numa tomada de posição tornada hoje pública.

Para a autarquia, a visão do Governo para esta reorganização na Cultura revela "uma prática em que, invariavelmente setenta por cento do território parece não existir para S. Bento".

O município de Bragança manifesta "estranheza pelo facto de diversos imóveis de interesse público e cultural e monumentos históricos terem sido desclassificados, pelo Ministério da Cultura, perdendo o grau de imóveis de interesse nacional".

No caso do Museu Abade de Baçal e da Domus Municipalis de Bragança, a câmara vinca que estão em causa "monumentos icónicos do concelho e amplamente valorizados e apreciados pelos brigantinos e por quem visita" a cidade.

"Referimo-nos concretamente ao Castelo de Bragança e à Domus Municipalis, considerados Monumentos Nacionais desde 1910 e ao edifício de interesse público onde se situa o Museu Regional Abade de Baçal e a cuja coleção deixa de ser reconhecida a sua relevância e valor nacionais" clarifica.

"Para nós, brigantinos, esta não deixa de ser uma lamentável notícia, da qual tivemos conhecimento através do comunicado do Conselho de Ministros de 22 de junho", acrescenta.

O Governo decidiu reorganizar as competências da Direção-geral Património Cultural, através da criação de duas entidades, o instituto público Património Cultural e a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal, cujos diplomas de criação devem entrar em vigor a 01 de janeiro de 2024.

HFI // MSP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário