Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Empresa Valled e IPB juntam-se para criar passadeira inteligente, inovadora e autossustentável

 Uma passadeira inteligente capaz de promover a segurança ativa dos peões e, simultaneamente, ser autónoma em termos energéticos, por usar energia solar, está a ser testada no recinto do Parque de Ciência e Tecnologia- Brigantia Eco Park, em Bragança, desde a passada terça-feira.


Trata-se do projeto Vallpass, inteiramente produzido em Bragança, com um financiamento de 400 mil euros pelo Norte2020, que resulta de um consórcio entre a empresa Valled e os centros de investigação CeDRI e MORE do Instituto Politécnico de Bragança. “A passadeira tem um conjunto de sensores que permitem detetar os peões, os veículos e ser controlada e monitorizada remotamente. 

Para já, está em ensaio, porque é um projeto completamente novo”, explicou João Coelho, do IPB. O projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos e é considerado “um equipamento e tecnologia de extrema importância” na segurança rodoviária, no que à protecção de peões diz respeito. 

Este equipamento e inovação, com base em energia solar, renovável e sustentável, apresenta-se como uma mais-valia no setor dos equipamentos rodoviários urbanos, dada a especial incorporação de tecnologia de ponta ao nível da internet das coisas (IOT) e também no âmbito das Smart Cities. “Quando o peão ou o veículo são detetados existe um conjunto de sinalização luminosa que é ativada, nomeadamente de aviso para o condutor ou de cortesia para o peão, no sentido de o tornar mais visível”, acrescentou João Coelho.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário