Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Antigo quartel de bombeiros de Mirandela reconvertido em centro de proteção civil

 O antigo quartel dos bombeiros Voluntários de Mirandela foi reconvertido em centro municipal de proteção civil


O edifício foi sujeito a obras de reabilitação fruto de um investimento de 540 mil euros, financiado em cerca de 250 mil pelo programa comunitário Norte 2020 e o restante comparticipado pelo Município de Mirandela.

A intenção deste investimento é justificado pela presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, pela necessidade de centralizar e equipar as instalações com recursos e equipamentos que permitam um melhor socorro à população do concelho e ter recursos tecnológicos adequados para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências. “O centro estava em instalações exíguas, com poucas condições de resposta imediata às necessidades operacionais em todo o concelho. Com este investimento queremos que haja condições de grande qualidade”.

O novo Centro Municipal de Proteção Civil tem ainda um espaço de habitação de emergência para desalojados, diversos gabinetes destinados a serviços técnicos, balneários destinados à equipa de sapadores florestais, arquivo e salas de operações e reuniões. Durante a cerimónia de Inauguração, na passada sexta-feira, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, fez questão de sublinhar a importância deste investimento. “O nosso sistema de Protecção Civil Nacional ficou ainda mais capacitado com a inauguração deste centro”.

O titular da pasta da administração interna passou ainda pelo aeródromo municipal, onde está instalado o Centro de Meios Aéreos que alberga dois aviões anfíbios de combate a incêndios, um drone para vigilância aérea e uma brigada permanente dos bombeiros voluntários locais. A estrutura necessita de obras de reabilitação e a presidente do Município de Mirandela fez saber disso mesmo a José Luís Carneiro tentando sensibilizar o Ministro para a necessidade de financiamento. “Temos algumas questões que foram já reportadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, desde logo a vedação. Portanto, aí estamos a fazer procedimento para que haja essa vedação. Em relação ao Centro de Meios Aéreos, precisamos de umas instalações permanentes e o ideal seria também o alargamento da pista, para que os aviões possam levantar voo com a carga de água completa e, por isso, precisamos, evidentemente, de investimento, sendo que o aeródromo está numa localização extraordinária, em que os ventos são seguros nas descolagens e aterragens. Estamos a fazer um projecto de tudo aquilo que queremos fazer mas, obviamente, precisamos de investimento dos próximos fundos comunitários”.

Só que o Ministro da Administração Interna não se comprometeu com apoio financeiro, preferindo sugerir que o Município apresente uma candidatura a fundos comunitários. “Via haver um fundo de 122 milhões de euros, nos Fundos Europeus, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais, destinados à capacitação dos territórios, em relação à sua preparação para os riscos naturais, quer em relação aos incêndios, quer em relação às intempéries que se fazem sentir no Inverno. Portanto, haverá 122 milhões de euros e o município pode candidatar-se a estes Fundos Europeus, desde que estas prioridades de investimento estejam também identificadas no Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e estejam também validadas pelo comando sub-regional de Protecção Civil e pelo comando regional de Protecção Civil”.

Fica a sugestão de José Luís Carneiro. Diga-se que o aeródromo municipal de Mirandela também não tem iluminação não permitindo a aterragem de aviões e helicópteros, após o por do sol.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário