Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Parque Temático da Trajinha inaugurado

 Está oficialmente inaugurado o Parque Temático da Trajinha, em Bragança, apesar de muito trabalho ainda se pensar ali fazer


A primeira fase de trabalhos está, finalmente, concluída e, por isso, o município inaugurou o espaço, que já estava aberto ao público há algum tempo. O que já está criado custou cerca de dois milhões de euros, financiados por fundos comunitários. No total, a criação de todo o parque requer um investimento de seis milhões de euros. Ainda assim, segundo o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, o que ali está já ao dispor dos utilizadores oferece momentos de lazer, tranquilidade e convívio. “Já há desde algum tempo que tínhamos a primeira fase, da fase 1, concluída e tínhamos aberto ao público para que as pessoas pudessem desfrutar deste espaço. Entretanto, a segunda fase, por questões orçamentais, foi iniciada bastante mais tarde. ficou concluída agora. O valor do investimento é de 1 milhão 826 mil euros, financiado por fundos comunitários. É um espaço que prevê aqui um conjunto de equipamentos que permite a utilização desde os mais pequenos aos mais velhos, num conceito de promoção de convivência da família. É um espaço que tem por objectivo, também, a preservação do meio ambiente, numa lógica de uma cidade ecológica, como é Bragança”.

O parque ainda não tem casas de banho, mas a câmara garante que isso mesmo está para breve. Este é um espaço que Hernâni Dias acredita que será do agrado de todos e bastante utilizado. “Tivemos aqui intervenções de relevância, quer sob o ponto de vista de preservação das árvores que já existiam, quer na plantação de outras 300. Colocamos aqui quase 2 mil arbustos. Estamos com um equipamento que será, seguramente, do agrado de todos, com variadíssimos espaços, para que toda a gente aqui possa vir e sentir-se bem”.

O arranque da segunda fase está dependente de mais financiamento. Muitos outros equipamentos serão depois ali criados. “Na segunda fase está previsto um parque temático ligado à água, naquilo que tem a ver com a instalação de vários equipamentos com água. Ficaram, neste mesmo espaço, um slide, um escorrega gigante, desde a parte superior do terreno até ao fundo, onde ficará uma lagoa natural. Há aqui muito investimento ainda a ser feito e queremos, na medida do possível, obter o financiamento junto das entidades externas, nomeadamente ao nível dos fundos comunitários. Os programas estão aí e só aguardamos as dotações financeiras para a seguir podermos fazer a apresentação do nosso projecto”.

Pretende-se que o parque seja mais do que um espaço verde, apostando na componente lúdica, de saúde e de bem-estar, assente nos recursos naturais de Trás-os-Montes. A câmara acredita que esta infraestrutura é importante para a afirmação de Bragança enquanto Eco-Cidade.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário