No dia 14 de novembro, às 11:14 horas, Mogadouro vai receber o Exercício “A Terra Treme”, numa ação que vai envolver centenas de pessoas e mobilizar dezenas de veículos e equipamentos para testar a capacidade de resposta em caso de emergência sísmica e para ensinar a população a saber prevenir e reagir perante estas ocorrências.
“A Terra Treme”, é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
A atividade programada para Mogadouro é organizada pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, com o Município de Mogadouro e com os vários agentes da Proteção Civil, envolvendo mais de 400 alunos, acompanhados pelos professores e funcionários da Escola do 2.º, 3.º Ciclo e Secundária de Mogadouro. Os alunos vão receber informação sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger em casos de tremores de terra.
Este ano realiza-se a 11ª edição deste exercício público de âmbito nacional. A nível subregional, a ação é implementada todos os anos num concelho diferente, de forma a poder levar a informação sobre esta temática a todo o território. A fim de ampliar o impacto do exercício e a difusão do conhecimento transmitido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem a intenção de ir alargando a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício a todos os setores da sociedade, pelo que, além da comunidade escolar, foram convidadas as demais Instituições regionais para se associarem a esta campanha.
O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Município de Mogadouro classifica como “baixa” a probabilidade de ocorrência de um sismo no concelho, no entanto, as autoridades continuam a investir na formação e sensibilização do público local, lembrando que nesta área se localiza uma importante falha tectónica da região nordeste de Portugal Continental, a falha de Manteigas-Vilariça-Bragança (desligamento esquerdo, com uma extensão de cerca de 220 km e uma direção NNE-SSW).
Sem comentários:
Enviar um comentário