terça-feira, 7 de novembro de 2023

Doação a João Teixeira de Macedo, alcaide-mor de Montalegre das rendas do pão, vinho e aves da terra de Macedo e Nuzelos com as aldeias de Areias, Vilarinho do Monte e Vilarinho de Agrochão - 30 de Maio de 1484

 «A Joham Teixeira de Macedo; doaçam das rendas e direitos de pam e vinho, aves da quintaam de terra de Macedo e da terra de Nozellos em que ha e etc.».
Carta de D. João II dada em Santarém, 30 de Maio de 1484, em que tendo em atenção os muitos serviços que João Teixeira de Macedo do seu concelho e alcaide-mor do castelo e vila de Montalegre e Portelo, lhe faz mercê das rendas, direitos do pão e vinho, aves da quintã da terra de Macedo e bem assim da terra de Nozelos em que há quatro aldeias a saber: Nozelos, Areias, Vilarinho do Monte, Vilarinho de Agrochão, tudo situado no termo de Bragança.
Outro sim lhe faz mercê da renda da portagem de Montalegre excepto a portagem das pessoas que passassem pelo porto da Piconha.
Ficando porém fora desta concessão a jurisdição das ditas rendas e direitos. A qual concessão começaria a vigorar desde o 1.° de Janeiro de 1484 em diante, e a receberia do dia de S. João a S. João (151).
----------
(151) Além-Douro, liv. 4.°, fl. 247 v. Vide nota ao documento n.° 45-A.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário