Há já um documento, aprovado em reunião de câmara, com várias propostas para ajudar os agricultores.
“Não mencionamos só a questão de serem apoiados pela quebra de produção, em valor financeiro, Também falamos da questão dos seguros, dos tratamentos para o fungo que está afectar a qualidade da castanha. Acho que o Governo tem todas as condições para criar esses instrumentos se não os tens”, adiantou o autarca Luís Fernandes.
A ministra tinha até referido que a ajuda aos agricultores será da responsabilidade dos seguros e não do Governo. Assim sendo, Luís Fernandes pede que seja dado um apoio para os agricultores criarem esses seguros.
“Os seguros, segundo sei, se alguém os quiser fazer são altíssimos, são quase incomportáveis, e a comparticipação é muito pequena por parte do IFAP. Podia haver aqui forma de apoiar produtores a fazerem esses seguros agrícolas, que lhe permitissem em anos de quebras de produção serem salvaguardados”, referiu.
Num bom ano, o negócio da castanha representa 15 milhões de euros no concelho de Vinhais. O que não aconteceu o ano passado, com quebras significativas devido à seca. E esta campanha, o fungo também está a provocar quebras que chegam aos 70% nalguns casos. O autarca fala numa situação grave, uma vez que é o rendimento de muitas famílias.
O documento já tinha sido entregue a alguns elementos do Governo, na Feira da Castanha. Agora vai ser levado à Assembleia Municipal para votação e depois enviado novamente aos governantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário