Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 3 de dezembro de 2023

CATEDRAL DE BRAGANÇA E CONCATEDRAL DE MIRANDA DO DOURO - Diversidade na Beleza!

A Diocese nasce em Miranda do Douro, em 1545, pela bula «Pro Excelenti Apostolicae Sedis» do Papa Paulo III, iniciando-se em 1552 a edificação da Catedral. Em 1770, foi dividida em Miranda e Bragança e, dez anos depois, reunificou-se em Diocese Bragança-Miranda. A Catedral funcionou desde então na Igreja de S. João Batista, na Sé, até à sagração da dedicada a Nossa Senhora Rainha, a 7 de outubro de 2001. Está organizada em 4 Arciprestados, englobando os 12 concelhos do distrito.



Relativamente ao território do concelho de Bragança, o respetivo Arciprestado compreende as Unidades Pastorais da Senhora das Graças, São Bento, Santo Cristo e Santa Maria do Sabor. Anotamos que a freguesia do Parâmio pertence à Unidade Pastoral da Senhora da Encarnação, concelho de Vinhais. Inserindo esta freguesia na listagem, identificamos 216 santuários, igrejas e capelas. A que se acrescenta cerca de 30 capelas particulares institucionais e de morgadios/familiares voltadas para o espaço público.
O concelho de Bragança, dos mais extensos de Portugal, (1.173,6 km² de área), tem 39 freguesias, que inclui Bragança, sede de município e capital de distrito, a vila de Izeda, 104 aldeias e cerca de uma dezena de lugares habitados com templo católico. De Bragança e pertença à Igreja de Cristo, foi este multifacetado «mundo transmontano» que nos propusemos percorrer, conhecer a riqueza histórico-patrimonial de cada povoado, apreciar a beleza religiosa na diversidade das igrejas e interagir com o cativante ambiente sociocultural. O ponto de partida foi o livro «Bragança e o Tempo do Senhor Bairro. A Cidade na História e Histórias de Bairro», lançado em Bragança em 2021, de nossa autoria.
Para esse fim, visitámos as povoações e franqueámos as igrejas, observando, avaliando, fotografando e descrevendo-as. Assumiu-se, então, o desenvolvimento de um coerente trabalho Foto-Literário Ecclesia, conscientes do saber ser e saber estar das gentes da terra, replicado por Miguel Torga: «entre, quem é?». Naturalmente que tal é praticável devido ao bom acolhimento da Diocese, nomeadamente dos Bispos D. José Cordeiro, inicialmente, e D. Nuno Almeida, presentemente, e da cortesia dos sacerdotes das diversas paróquias. Contamos ainda com a entreajuda dos presidentes de junta de freguesia e a confiada simpatia dos fiéis guardiães das chaves do templo. 
A par do trabalho de campo, há um manancial bibliográfico e documental a analisar. No primeiro caso, existe considerável acervo, com chancela camarária, de cariz institucional, trabalhos académicos e de autoria individual, principalmente no que à cidade diz respeito. No segundo, o arquivo Distrital tem sido de visita obrigatória, onde a colaboração da Dr.ª Élia Correia, mediante disponibilização de informação, é utilíssima. Trata-se de um projeto exigente, motivante e de largo espectro, entendendo-se pertinente a pública partilha de conteúdos no semanário diocesano «Mensageiro de Bragança». A proposta de publicação de textos, complementados com imagens, colheu interesse e disponibilidade do seu Diretor, Dr. António Rodrigues, a quem muito agradecemos.
Para o efeito, informamos os leitores que as igrejas divulgadas obedecem a escolhas assentes na sua menor visibilidade e conhecimento ou pouco estudas e menos divulgadas, tendo ainda a preocupação de abranger as freguesias e as unidades pastorais. Quinzenalmente e durante um período estimado de dois anos, os artigos de igrejas do concelho de Bragança apresentarão um enquadramento geográfico, caracterização arquitetónica do exterior, descrição religiosa interior dos bens imóveis e eventuais curiosidades.

Susana Cipriano e Abílio Lousada

Sem comentários:

Enviar um comentário