Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Exposição com obras de Berta Nery Durão patente no Museu Abade Baçal

 Está de portas abertas, o Museu do Abade de Baçal, para uma exposição de homenagem a Berta Nery Durão, com raízes em Urros, no concelho de Torre de Moncorvo


A exposição reúne mais de cem obras e objectos desta artista, que foram doadas ao museu brigantino em 2015.

Berta Nery Durão nasceu em Torres Novas mas voltou a Trás-os-Montes com 43 anos, sendo que foi a partir daí que nunca mais contactou com o meio artístico, acabando por nunca mais expor as suas obras.

A neta, Isabel Matos Ferreira, assume que é com grande satisfação que vê parte do trabalho da avó de regresso à luz do dia. “É uma sensação incrível, super gratificante e de uma felicidade imensa. Desde miúda que convivi com estas pinturas, com estes retratos, com o pastel e é fantástico voltar a ver muitos destes desenhos e destas pinturas ao vivo”, contou.

O director do museu, Jorge da Costa, vinca que a exposição é uma homenagem a artista, que acabou por ser esquecida. “É quase como um fazer reconhecimento tardio póstumo a uma extraordinária e esquecida artista transmontana, que nasceu no final do século XIX no período naturalista e cujas 200 obras foram doadas pelo filho ao Museu Abade Baçal. É um dos muitos tesouros que está nas reservas há muito tempo e penso que estava na altura de a mostrar aos transmontanos e ao país”, referiu.  

A artista foi influenciada por dois mestres do naturalismo, Bordalo Pinheiro e Carlos Reis, sendo que as suas obras retratavam vários temas, como cenas do quotidiano bucólico, tradições, paisagens, costumes rurais, ambientes domésticos e retratos.

Berta Nery Durão nasceu em 1896, em Torres Novas, e morreu em 1989, no concelho de Torre de Moncorvo, de onde o pai era natural e para onde foi viver aos 43 anos, com o marido. Mais de duzentas obras e objectos da artistas foram doados ao Museu do Abade de Baçal e agora há cem que compõe uma exposição, que abriu portas no sábado.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário