Entrega do prémio à Palombar. Fotografia DR. |
O prémio, concedido pela Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade (CES), é um reconhecimento público às organizações beneficiárias do programa Corpo Europeu de Solidariedade e foi entregue à Palombar no dia 5 de dezembro de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito da celebração do Dia Internacional do Voluntariado, inserido no evento AGORA EU: Juventude em Ação.
“Este prémio valoriza o trabalho desenvolvido pela Palombar em atividades de voluntariado e premeia também a comunidade onde os voluntários se inserem. Dá-nos motivação para continuar a trabalhar nesta missão que é de todos e todas: conservação da natureza e do património rural”, destaca Violeta Vilaça, que esteve na cerimónia de entrega de prémios em representação da Palombar.
O projeto “Hands on" foi desenvolvido pela Palombar e aprovado no âmbito do programa Volunteering in High Priority Areas do CES da União Europeia e teve como objetivo principal promover o restauro e a conservação do património rural e natural do Nordeste Transmontano.
O projeto, concluído em 2023, teve dois pilares centrais: a realização de campos de trabalho voluntário internacionais, com vista a promover o restauro de edifícios da arquitetura vernacular associada às comunidades rurais e a conservação da natureza e de workshops e encontros sobre técnicas de construção tradicionais, com o propósito de transmitir conhecimento sobre técnicas seculares que recorrem ao uso de materiais locais e ambientalmente sustentáveis, apresentando soluções ecológicas para os setores da arquitetura e construção.
As ações de restauro do património rural, bem como as formações sobre técnicas de construção tradicionais estiveram centradas na relação que estas componentes estabelecem com o meio natural envolvente e com a conservação da natureza.
Adicionalmente, este projeto também promoveu a dinamização do mundo rural, a descoberta do território e da sua riqueza natural, patrimonial, cultural e humana, bem como a partilha intergeracional de experiências e conhecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário