Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Estradas Bragança-Puebla de Sanabria e Vinhais-Bragança recebem reforço financeiro do PRR

 A construção da estrada Vinhais-Bragança vai ter mais 6 milhões de euros, vindos do Plano de Recuperação e Resiliência


Esta adenda vem no seguimento do reforço das obras do PRR. Para a ligação de Vinhais estavam previstos 31 milhões euros, mais agora passam a ser 36,6 milhões.

O presidente da câmara, Luís Fernandes, realçou a importância do aumento do financiamento. “Neste caso a ligação recebeu mias cerca de 6 milhões de euros, o que é positivo, tendo em atenção a inflação”, referiu.

A empreitada consiste na requalificação do troço existente e na construção de duas variantes.

O autarca adiantou que ainda nestes primeiros três meses do ano será aberto concurso para avançar com a melhoria da estrada e a partir do Verão será aberto concurso para as variantes. “Os dois viadutos que vai levar Vila Verde e Soeira será lançado o concurso no segundo semestre, que são os que têm mais impacto em termos de obra, porque estamos a fazer de dois viadutos com cerca de quatro quilómetros, um deles até é o mais alto de Portugal”, explicou.

Outra das obras financiadas pelo PRR que viram reforçado o seu financiamento foi a ligação Bragança-Puebla de Sanabria. São mais 13 milhões de euros.

O município é o promotor da empreitada e há muito dizia que a verba era insuficiente. “Desde a primeira hora que interpretamos o valor que nos tinha sido atribuído como insuficiente para executar a obra. Na altura, em diversas reuniões com membros do Governo transmitimos essa preocupação e apontamos um valor que seria o mínimo que deveria ser junto à verba inicial que nos tinham atribuído para podermos concretizar a obra”, explicou o presidente da câmara, Hernâni Dias.

A ligação Bragança-Puebla Sanabria vai consistir na construção de um troço de Bragança a Rio de Onor, a passar pelo Parque Natural de Montesinho. Inicialmente estavam previstos 16,8 milhões de euros, mas agora passam a ser 30 milhões. Espera-se a conclusão do projecto de execução e do estudo de impacte ambiental.

As obras inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência têm que estar concluídas até 2026, sob pena de perda de financiamento. Os contratos para reforço das verbas foram assinados na semana passada. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário