terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Sendim: Cantar dos Reis proporcionou o convívio entre as gentes do concelho

 O pavilhão multiusos, em Sendim, encheu-se de gente na tarde de Domingo, dia 7 de janeiro, para o XVIII encontro “Bamos a cantar l’s Reis”, uma tradição que este ano contou com a participação de nove grupos e proporcionou o convívio entre as gentes de várias localidades do concelho de Miranda do Douro.


Na vila de Sendim, o XVIII Encontro do Cantar dos Reis começou ao início da tarde de Domingo, com o acolhimento aos vários grupos participantes e o grupo infantil do Centro Cultural de Sendim teve a missão de animar a chegada dos visitantes com uma primeira atuação, durante a qual cantaram músicas tradicionais como “Aqui vimos”, “Trigo, nozes e marmelada” e “Vós que vindes de Belém”.

Seguiu-se um lanche oferecido pela Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara – Sendim 2024, a todos os grupos participantes e ao muito público que encheu o pavilhão multiusos, em Sendim.

O espetáculo “Bamos a cantar ls Reis” começou depois com a atuação do grupo de Cantar dos Reis de Duas Igrejas, que nesta edição presenteou o público com os cantares “Vimos dar as Boas Festas!”, “Vimos cantar as janeiras” e “Boa-noite, minha Mãe”.

O encontro em Sendim proporcionou o encontro e o convívio entre as gentes das várias localidades do concelho de Miranda do Douro. No decorrer do espetáculo, a presidente do município, Helena Barril, agradeceu o empenho e a participação dos vários grupos, na preservação e divulgação do cantar dos Reis

“É muito importante preservar, transmitir aos mais novos e dar continuidade a uma das mais bonitas tradições que ainda existem no concelho de Miranda do Douro. O muncípio de Miranda do Douro endereçou convites a todos os grupos que existem no concelho e este ano responderam nove grupos. Esperamos que no próximo ano, ainda mais grupos queiram participar para assim divulgar esta herança cultural que são os cantares dos Reis”, disse.


Ao longo da tarde de Domingo atuaram outros grupos como os jovens L’s Madrugadores; o grupo Magum; o grupo infantil do Centro Cultural de Sendim; a Banda Filarmónica Mirandesa; o grupo de Cantar dos Reis do Pré-escolar e da Escola EB1, de Sendim; a tuna da Universidade Sénior; e o grupo de Cantar dos Reis da associação Mirandanças.

Entre os Cantares dos Reis ouvidos no pavilhão multiusos de Sendim, destacaram-se músicas como “Ora, vem ver o Menino”, “Boas Festas”, “Beijai o Menino”, “Eu hei-de dar ao Menino”, “Noite de Natal”, “Oh, que galo abençoado”, “Mandai-nos abrir a porta” e “Ano Novo, melhor ano!”.

Após as atuações dos grupos, o XVIII Encontro “Bamos a cantar ls Reis” culminou ao final da tarde com uma ceia convívio, oferecida pelo município de Miranda do Douro.

No final de tarde, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, estava radiante com a grande afluência de público para acompanhar os cantares dos Reis, no pavilhão multiusos, em Sendim.

“O Cantar dos Reis é uma tradição muito querida pela população de Sendim e por isso todos os anos compete à Comissão de Festas de Santa Bárbara organizar um encontro local. Este ano, o município de Miranda do Douro propôs que o encontro concelhio “Bamos a cantar ls Reis” decorresse em Sendim, o que trouxe mais gente à nossa vila e abrilhantou ainda mais esta nossa tradição local. Felicito o município de Miranda do Douro pela iniciativa em deslocalizar este evento cultural para outras localidades do concelho”, disse.

O XVIII Enjcontro “Bamos a cantar ls Reis” assinalou o encerramento das festas de Natal e foi organizado pelo município de Miranda do Douro, em parceria com a União de Freguesias de Sendim e Atenor e a Comissão de Festas de Santa Bárbara – Sendim 2024.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário