Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda assinala 40 anos a precisar de mais apoio do Estado

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda assinalou, ontem, o quadragésimo aniversário


Em pleno dia de festa, o presidente da associação lamentou que as ajudas do Governo sejam fracas. O apoio do Estado Central deveria ser o triplo, admitiu João Lima. “Os anos têm sido muito difíceis porque as ajudas são poucas e uma casa destas já dá muita despesa. Refiro-me concretamente ao apoio que o Estado Central dá às associações de bombeiros. O financiamento que dá para nos governarmos é mínimo, é uma coisa pouca, é um PPC (Programa Permanente de Cooperação) que dá, por mês, três mil e poucos euros”, esclareceu, dizendo que o ideal era que esse financiamento fosse “o triplo”.

No mês passado, a câmara de Bragança atribuiu um apoio de 110 mil euros a esta corporação, tal como tem vindo a fazer nos últimos anos. Se não fosse a ajuda, os bombeiros de Izeda já tinham fechado portas. “Da câmara municipal temos tido apoio significativo. O que nos mantém abertos é o apoio que a câmara dá”.

A corporação tem cerca de 40 bombeiros. Os elementos têm chegado para o trabalho mas o ideal era ter mais alguns. “Temos duas Equipas de Intervenção Permanente com profissionais, o resto são voluntários. Neste momento, sentimos que nos fazia falta mais gente mas ainda não estamos no ponto de ruptura nem queremos chegar lá. Mais 15 a 20 elementos para nós já era bom. Estamos no Interior e não há fixação de emprego, o que prejudica o recrutamento para bombeiros voluntários”.

O Município de Bragança ofereceu uma ambulância aos bombeiros. Mas… quanto a veículos, há algumas carências, contudo não é fácil resolver a situação por causa da situação financeira da corporação.

 “Casas destas têm sempre falta de veículos. Ou são os carros que têm muitos anos, como os de combate a incêndios, ou as ambulâncias que têm muitos anos de vida e quilometragem. Adquirir temos adquirido sempre a crédito. Nunca conseguimos ter um tostão para dar de entrada aos vendedores”.

A cerimónia de aniversario contou com uma sessão solene, com imposição de insígnias, promoções e condecorações, bem como uma visita ao cemitério em homenagem e um almoço convívio.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário