A expectativa é alta para os próximos três dias. “Eu acho que vai correr bem, corre sempre bem. O que é bom está sempre bem vendido. Já temos quase tudo vendido”, disse Sílvia Santos, produtora do Penso, Vinhais.
Além dos produtores do concelho, o certame conta ainda com comerciantes do distrito de Vila Real. É caso de Carina Rodrigues, de Valpaços. “Isto é uma enorme feira, vimos aqui porque gostamos. Depende dos anos, mas costumamos vender praticamente tudo que trazemos”, referiu a comerciante.
O certame acaba de começar e já há turistas a visitar Vinhais para comprar aquele que dizem ser o melhor fumeiro da região. Foi o caso de Armindo Rocha, de Aveiro, que veio à Feira do Fumeiro pela primeira vez. “Vim atrás dos chouriços, das alheiras e dos butelos. Esta produção está boa, eu gostei. E vou experimentar a alheira de Vinhais, que nunca comi”, disse.
Este ano, o município acredita que o número de vendas e visitantes vai ser ultrapassado, até porque a Alheira de Vinhais foi considerada o melhor enchido do mundo. “O facto de ter tido a distinção que teve, como melhor enchido do mundo, é claro que é um factor de atracção especial ao nível da procura”, referiu o presidente da câmara, Luís Fernandes, acrescentando que espera receber entre “80 a 90 mil pessoas” ao longo do certame.
Na inauguração da feira, ontem à tarde, o autarca aproveitou para pedir mais apoios para os agricultores, uma vez que a agricultura é o sector mais importante do concelho. “Não estamos só a falar em apoios financeiros, poderá haver outros apoios, apoios técnicos, apoios ao nível dos seguros para as colheitas, tem que haver apoios diferenciados e tendo o sector a importância que tem para o concelho teremos que ter essa atenção”, frisou.
A Feira do Fumeiro de Vinhais vai já na quadragésima quarta edição. Começou esta quinta-feira e decorre até domingo. Além da venda de enchido e produtos regionais, também não faltarão as habituais Jornadas Técnicas e os concursos de salpicão e porco bísaro, demonstrações culinárias e chegas de touros. Sexta-feira à noite, Os Quatro e Meia sobem a palco para animar Vinhais e no sábado é a vez dos Calema.
Sem comentários:
Enviar um comentário