Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de março de 2024

𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐄𝐧𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞 𝐂𝐚𝐫𝐝𝐨-𝐑𝐨𝐱𝐨

 O programa deste concerto é inteiramente dedicado à música religiosa tradicional portuguesa e compreende uma seleção de canções de devoção de várias regiões do país, que começam no louvor à vida, com a adoração a Maria e Jesus, e acabam na súplica desesperada pela salvação das almas do purgatório e no repertório próprio do Tempo da Quaresma.
 “No Monte das Oliveiras” é, assim, uma representação da música devocional praticada pelo povo e inspiradas pelo pouco que compreendiam das escrituras da Bíblia. Na sua simplicidade, esta música reflete as angústias, os medos e as incertezas de um povo que compreende a sua insignificância e que vive, num limbo entre o certo e o errado, entre a beleza e o horror, entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno.

O Ensemble Cardo-Roxo apresenta-se neste concerto num formato de coro de câmara, acompanhado por um efetivo de 5 instrumentistas: 2 violas da gamba, gaita de fole, teorba/guitarra barroca e percussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário