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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2024

BTL 2024: Pedalar pela Linha do Tua

 Cerca de 80 quilómetros da antiga linha de comboio do Tua estão a ser limpos e preparados para receber caminhantes e ciclistas entre Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela. Uma experiência de realidade virtual mostra como é na BTL.

É uma ecopista suave, esta que acompanha o Tua. (Fotografia: DR)

Era 1991 quando um punhado de decisores agarrou na desertificação do interior para justificar o encerramento de uma das linhas de comboio míticas de Portugal – a que acompanha o Tua e segue até Bragança.

Mais de 30 anos depois, a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes decidiu devolver passageiros ao troço, limpando-lhe os carris e reabilitando pontes e túneis para acolher amantes de trilhos tranquilos e de uma Natureza profunda. Com uma mais-valia: bicicletas elétricas disponíveis.

(Fotografia: DR)

O projeto E-Mob assenta no eixo da antiga linha ferroviária, ligando as estações de Bragança (hoje reconvertida em terminal rodoviário e museu ferroviário), Macedo de Cavaleiros (sede do Geoparque Terras de Cavaleiros) e Mirandela. Em cada uma haverá uma “estação de estacionamento, manutenção e carregamento de bicicletas”, onde será possível alugar uma bicicleta elétrica de montanha e encontrar equipamentos como capacetes e cadeiras de criança. Os veículos poderão ser devolvidos em qualquer estação.

Total: 82,5 quilómetros de ecopista suave, com a garantia de passagem por aquela que era a estação de caminho de ferro mais alta do país, em Santa Comba de Rossas, nos 850 metros de altitude.

(Fotografia: DR)

Da linha partem “ramais”, que são trilhos e ecopistas que aproveitam caminhos rurais a ligar a pontos de interesse, sobretudo de Natureza, como a Albufeira do Azibo, o Parque Natural do Montesinhos ou a mata do Quadraçal. O E-Mob soma com eles 433 quilómetros de pistas.

Toda a informação sobre o trilhos, alojamentos, restaurantes e pontos turísticos podem ser encontrados na aplicação Outdoor Active, onde a CIM alojou o E-Mob.

(Fotografia: DR)

Apesar de o projeto ainda estar a ultimar pormenores para arrancar, já é possível percorrer os trilhos praticamente todos, havendo apenas alguns desvios em zonas com pontes ainda a ser recuperadas.

Ivete Carneiro

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